Dólar com. R$ 3,19
IBovespa +0,14%
22 de outubro de 2017
min. 24º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Temer quer que deputados não compareçam à votação de denúncia
01/10/2017 às 19h52

Blogs

Boato é informação?

Reprodução


Essa coisa de boataria, em especial na política, não deveria pautar como fonte a informação da imprensa.

Não produz fatos, não ajuda a democracia, enfraquece o jornalismo e sequer traduz sinais de verdade. No máximo, vira intriga. Nada além disso, que, certamente, é o que se propõe o boato quando se espalha no boca-a-boca e, nos últimos tempos, na mídia, a prevalecer a tese de que “onde há fumaça, há fogo”.

Mas, enfim, houve mesmo “fumaça”?

Convenhamos.

Parece que nos dias de hoje, o que o jornalista menos faz é checar o que lhe chega. Em particular, o boato travestido de notícia. Se o que lhe trazem parece conveniente para a pauta do dia, excelente, e pronto. Tá lá, em blogs, colunas, redes sociais, como se verdade fosse o fato e que, se alguém se incomoda com ele, que o desminta.

Veja, só!

Alguém espalha um boato, a imprensa toma pra si como fato, vira pauta geral sem nenhuma checagem, e é a pessoa que foi envolvida na boataria que tem que desmentir???? É assim que fazemos jornalismo?

Lamentável.

Ainda sou do tempo que mais valia uma nota verdadeira do que uma manchete falsa.

E tem jornalista com ideia fixa, acredita cegamente que tem chifre em cabeça de cavalo e por mais que o cavalo passe à sua frente, logicamente sem os tais chifres, ainda assim ele os vê na sua obsessão pelo o que só existe em sua mente.

Uma afronta total ao jornalismo, um jogo perigoso para a credibilidade da imprensa.

Em tempo: e pensar que é tão mais fácil agora checar a informação, todo mundo se comunica por celular, zap, messenger, assessorias de comunicação...

Enfim...

Insisto: lamentável


Em Pauta por Eliane Aquino

Jornalista, com formação em Direito, já passou por redações de várias empresas de Comunicação em Alagoas e em outros estados brasileiros, onde ocupou cargos de repórter à editora geral e funções públicas; especializou-se (no batente) em jornalismo político e tem prestado assessoria e consultoria na área de comunicação.É editora geral do jornal Painel Alagoas.

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]