Dólar com. R$ 3,261
IBovespa +1,28%
18 de novembro de 2017
min. 21º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018 devido às eleições
15/10/2017 às 14h33

Blogs

A ética, a fonte e o jornalismo


Uma boa fonte no jornalismo é hoje privilégio de poucos.

Refiro-me a fontes que desejam, na informação correta, combater irregularidades, desigualdades, impunidades, soberbas e tramas de toda espécie.

 A leitura de alguns muitos escritos jornalísticos me leva a pensar, nesses últimos tempos, que interesses escusos têm sido levados mais a sérios nos espaços de divulgação, em Alagoas e no país de uma forma geral, do que a versão correta dos fatos.

Não há contraponto. É o jornalismo de uma única via.

 E é aí que me preocupa: quem está nessa direção? O faro apurado do profissional? Será? Ou alguma “fonte” que lhe dite “fatos” para favorecer uns, e desfavorecer outros? É especulação em cima de indicadores ou é um cenário forjado para atender a algum objetivo específico? E questiono: cadê o profissionalismo nessa questão?

No jornalismo político, em especial, o que mais tem é fonte pirata, aquela que aparece para inserir na informação séria, a desinformação. Como o profissional pode distinguir a fonte do bem da fonte do mal?

É fácil, vai mais do caráter do que mesmo da maturidade do jornalista.

E lendo nesta manhã o Código de Ética  dos Jornalistas, indago: serve pra que mesmo???!!!

Temo imensamente pelo “day after” do jornalismo brasileiro.

Em tempo, artigo 4º, capítulo II da Conduta Profissional do Jornalista: "O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação". 


Em Pauta por Eliane Aquino

Jornalista, com formação em Direito, já passou por redações de várias empresas de Comunicação em Alagoas e em outros estados brasileiros, onde ocupou cargos de repórter à editora geral e funções públicas; especializou-se (no batente) em jornalismo político e tem prestado assessoria e consultoria na área de comunicação.É editora geral do jornal Painel Alagoas.

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]