Dólar com. R$ 3,261
IBovespa +1,28%
18 de novembro de 2017
min. 21º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018 devido às eleições
05/11/2017 às 11h23

Blogs

"É fogo-amigo”? Todo cuidado é pouco!

Reprodução

Como jornalista, eu já tive acesso a muitas informações de bastidores vindas do chamado “fogo-amigo” que se estabelece nos espaços de poder. São pessoas que, de um modo ou de outro, têm seus interesses contrariados e acreditam que a reação externa na mídia vale mais do que a disputa travada internamente.

Ou seja, é o vale-tudo no poder e pelo poder, de forma antiética e, muitas vezes, até criminosa, a depender do que está em jogo.

Nem sempre a causa é nobre e na maioria das vezes é mais para prejudicar “alguém”, do que mesmo em defesa da coletividade, quando se trata de questão pública.

Portanto, toda cautela é preciso quando nos chega a informação através do “off”.

Faz-se necessário, primeiro, analisar se o assunto é de interesse jornalístico, investigar o que foi passado e avaliar quem passou e porque passou, para não correr o risco de publicar tão somente os “ranços” e os “interesses pessoais” que, em geral, turbinam as tais informações chegadas de dentro dos casulos.

Em quase 38 anos de jornalismo, aprendi a diferenciar o que nos dizem os “bons observadores” e os “urubus de plantão” na política e em outros setores da vida pública, especificamente.

Então, quando vejo hoje na imprensa a falta de cuidado na publicação bancada pelo “fogo-amigo”, lastimo primeiro pelo jornalismo e, depois, pelos os que convivem com esse tipo de gente ao redor.

A dica de hoje é para a atenção ao que nos chega pelo submundo da informação.

Todo cuidado é pouco, para não contaminar o jornalismo.


Em Pauta por Eliane Aquino

Jornalista, com formação em Direito, já passou por redações de várias empresas de Comunicação em Alagoas e em outros estados brasileiros, onde ocupou cargos de repórter à editora geral e funções públicas; especializou-se (no batente) em jornalismo político e tem prestado assessoria e consultoria na área de comunicação.É editora geral do jornal Painel Alagoas.

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]