Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/06/2014 às 19h37

Blogs

Exposições do IZP destacam tradições juninas de Alagoas

No Maceió Shopping a exposição fica em cartaz até 30 deste mês e no Espaço Cultural Linda Mascarenhas pode ser conferida até o dia 18 de julho. Foto:Ascom/IZP
Divididas por categorias, a exposição do Linda Mascarenhas e a do Maceió Shopping destacam aspectos da religiosidade, literatura de cordel, música, artes visuais e dança
 
Em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas e no Maceió Shopping, a exposição Gente Nossa: O melhor da Tradição Junina destaca algumas das culturas populares presentes nessa época do ano em Alagoas. A mostra convida o visitante a mergulhar nos costumes, música, artesanato e diversidade artística e cultural. No Maceió Shopping a exposição fica em cartaz até 30 deste mês e no Espaço Cultural Linda Mascarenhas pode ser conferida até o dia 18 de julho.
 
 
 Divididas por categorias, a exposição do Linda Mascarenhas e a do Maceió Shopping destacam aspectos da nossa religiosidade, literatura de cordel, música, artes visuais e dança.  No entanto, contam com propostas distintas, com a mostra em cartaz no Maceió Shopping sendo composta de painéis, dando maior visibilidade a música com homenagens aos trios de forró, bandas de pífano, instrumentistas e forrozeiros.
 
 Já a exposição em cartaz no Linda Mascarenhas, possibilita que o visitante confira obras dos mais representativos artistas plásticos e artesãos do Estado, envolvidos também com a temática junina.  Estão em exposição na Galeria do IZP esculturas do artesão Arlindo Monteiro, conhecido por suas miniaturas feitas com palito de fósforo. Da Comunidade do Muquém, de União dos Palmares, as famosas “Cabeças”, de Dona Irinéia e seu esposo Antônio Nunes; e os utilitários de Dona Marinalva. Da cidade de Capela estão expondo os discípulos de João das Alagoas: Nena, Adriana, Tita, Cláudio Henrique e João Carlos.
 
Também é possível conferir os trabalhos feitos com madeira dos artesãos Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa. E de André da Marinheira, filho do famoso artesão Manuel da Marinheira, de Boca da Mata. De Limoeiro de Anadia vieram as esculturas de Jackson Lima, que parecem de ferro, mas que são feitas com material reciclado. E saída dos folhetos de cordel, a escultura do personagem “João Boneco”, do cordelista e artista plástico Cristiano Krisko.
 
 Além das esculturas, também estão sendo expostas telas dos artistas plásticos Lula Nogueira, Ricardo Nascimento, Tanya Maia de Pedrosa, Pedro Cabral, Persivaldo Figueirôa, Achiles Escobar e do seu discípulo Everton Prado.
 
 A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP no São João de Alagoas, em sua 4ª edição, tendo por objetivo valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais presentes no período junino. Posteriormente também será disponibilizada versão online das exposições no site www.izpnosaojoaodealagoas.com.br.
 
 Criado em junho de 2011, o IZP no São João de Alagoas envolve todas as emissoras educativas do IZP - Educativa FM (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), Difusora AM e TV Educativa -, além do Espaço Cultural Linda Mascarenhas (teatro e galeria).
 
 A exposição é concepção da Assessoria de Comunicação do IZP, com coordenação de Iranei Barreto; concepção gráfica de Bruno Menezes; revisão e finalização de Joenne Mesquita; texto e pesquisa de Iranei Barreto, Nicollas Serafim e Ribamar Levine; colaboração de José Lessa; e apoio de Amanda Neves e Givaldo Kleber. A curadoria é de Persivaldo Figueirôa e Aldo Rodrigues.
 
*Ascom/IZP


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]