Dólar com. 5.1668
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
25/09/2014 às 12h39

Blogs

Rádio Difusora comemora 66 anos homenageando radialistas alagoanos

Em evento que acontece nesta quista-feira (25), às 19 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, o Instituto Zumbi dos Palmares  celebra os 66 anos de fundação da Rádio Difusora de Alagoas, emissora oficial do Estado que iniciou a história do rádio em Alagoas. Na ocasião será comemorado ainda o Dia do Radialista, numa iniciativa envolvendo o Sindicato dos Radialistas de Alagoas, quando serão homenageados e reconhecidos profissionais do rádio alagoano.
 
Inaugurada em 16 de setembro de 1948, a Rádio Difusora de Alagoas foi uma das últimas representantes da chamada era de ouro do rádio e ganhou o título de Caçulinha das Américas.  Reunindo profissionais mais experientes com novos nomes e jovens valores, a emissora continua dinâmica na sua missão de bem servir à coletividade alagoana, apostando sempre no talento e criatividade dos seus servidores e equipes. Empenho esse, que a cada dia tem sido reconhecido pelos ouvintes, parceiros e público em geral nas áreas de esporte, jornalismo e entretenimento.
 
Durante a solenidade serão homenageados os radialistas Gilson Gonçalves (Rádio Correio); Humberto Maia (Rádio Pajuçara FM); Oswaldo Barbosa (Novo Nordeste); José Carlos Campos (atuou em diversas emissoras alagoanas); Arivaldo Maia (Rádio Gazeta); Washington Carvalho (Rádio Difusora); Costa Cabral (Rádio Difusora); ao técnico Bráulio Silvestre (Rádio Difusora); e aos jornalistas Marcos Madeiro e Giuliano Porto (Rádio Difusora). Também serão realizadas homenagens aos radialistas falecidos Arnaldo Costa e Jurandir Costa. Ainda como parte das homenagens haverá apresentação musical com o cantor Igbonan Rocha, com participação especial do instrumentista Wellington do cavaquinho.
 
No segmento de radiojornalismo, a Difusora tem obtido nos últimos anos o reconhecimento em importantes premiações locais, como o Prêmio Braskem de Jornalismo e o Prêmio Octavio Brandão de Jornalismo; etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo e regional do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo;  além da importante conquista nacional, em 2012, com a Difusora sendo a grande vencedora da 6ª edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, concorrendo com emissoras de rádio públicas e privadas de todo o país. 
 
Caçula das Américas - A Difusora iniciou suas transmissões operando com transmissor Philips de 10 kW, com prefixo ZYO-4, na frequência 960 quilociclos, em ondas médias de 312.5 metros. Um dos programas mais populares era o Rádio Variedades, apresentado, inicialmente, por Alcides Teixeira, e depois por Odete Pacheco. Rádio Variedades era um programa dominical, que tinha como ponto forte a apresentação de calouros um dos pontos fortes.
 
Cantores como Juvenal Lopes, Claudius Jucá, Marlene Silva e Zezé de Almeida tinham contrato fixo. Para acompanhar esses profissionais a rádio mantinha também músicos e bandas inteiras. A Polícia Militar de Alagoas e o antigo 20º Batalhão de Caçadores, do Exército, contribuíram muito para o sucesso musical da emissora, assim como os cantores Orlando Silva, Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves, dentre outros que se apresentaram nas transmissões da Difusora.
 
Em 2001, com a criação do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), a sede da emissora passou a localizar-se na Avenida Fernandes Lima, no complexo que reúne também a TV Educativa de Alagoas, a Rádio Educativa FM e o Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Já como parte do IZP, a emissora inaugurou nova fase e hoje considerada uma rádio AM atuante e moderna no Estado. Funciona 24 horas por dia, oferecendo uma programação variada envolvendo jornalismo, entretenimento, musicais e farta cobertura esportiva. A Difusora também está na internet no endereço eletrônico www.izp.al.gov.br
 
Com um transmissor de ponta adquirido em 2010 pelo Governo do Estado, de 15.000 Watts de potência, a difusora hoje alcança todas as regiões do Estado, beneficiando a muito mais alagoanos com som de qualidade e programação eclética e atual.
 
*Com Ascom/IZP


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]