Dólar com. 5.1318
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
19/12/2014 às 16h54

Blogs

Governo viabiliza equipamentos de transmissão digital para TVE

No ato da assinatura para a liberação dos recursos, governador Teotônio Vilela se reuniu com a direção do IZP, Secretário e Adjunto da Secom, Secretário Chefe do Gabinete Civil e Coordenador do Programa Alagoas tem Pressa.(Foto:Aílton Cruz)
Projeto de digitalização da emissora do Instituto Zumbi dos Palmares(IZP) foi inserido no programa Alagoas tem Pressa
 
O governo do Estado assegurou a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos de transmissão digital que serão utilizados pela TV Educativa de Alagoas, envolvendo transmissor, antena, equipamentos de controle e medição e no-breaks (equipamentos de regulação e armazenamento de energia).
 
O investimento contempla a etapa de transmissão do Projeto de TV Digital do Instituto Zumbi dos Palmares, que foi inserida no Programa Alagoas tem Pressa, do Governo do Estado. A partir da instalação e teste dos equipamentos que chegarão ao IZP no início do próximo ano, a TV Educativa poderá transmitir o seu sinal em digital, assegurando abrangência e qualidade de imagem para telespectadores e usuários. “É um esforço de governo em favor da sociedade, por acreditarmos no resultado cultural e educativo dessa iniciativa”, destacou o governador Teotonio Vilela, ao anunciar a liberação dos recursos.
 
A emissora educativa deverá transmitir experimentalmente em digital já ao final do primeiro trimestre de 2015. Até lá ainda se faz necessária a conclusão da infraestrutura elétrica para atender a nova demanda de carga com a implantação do projeto. “É o início de uma nova fase da TVE”, ressalta o diretor de Operações do IZP, Luiz Fernando Gonzalez, responsável pelo projeto de migração do sistema analógico para o digital da TV Educativa. “Teremos um sinal robusto e em nível compatível ao das demais emissoras, resolvendo definitivamente o problema de alcance de sinal da TVE”, observou.
 
Para o diretor presidente do IZP, jornalista Marcelo Sandes, com a aquisição dos equipamentos de transmissão digital a TVE ganhará condição diferenciada em imagem e alcance de sinal. Um investimento, lembrou, que atende também à necessidade legal de migração do sistema analógico para o digital, de acordo com cronograma do Ministério das Comunicações.  “Ressalto o compromisso cumprido pelo governador Teotonio, entendendo a importância e extensão da iniciativa do ponto de vista técnico, cultural e de prestação de serviço”, destacou.  “Assim como o fez em relação a outros equipamentos importantes para o Instituto, a exemplo dos transmissores da Rádio Difusora e da Educativa FM, e da nova Torre de Transmissão do IZP, de 90 metros, já dimensionada para receber as antenas do sistema digital”, observou.
 
Sandes disse ainda que essa ação não prescinde da necessária continuidade de investimentos no Projeto Digital, para aspectos como digitalização de acervo, controle mestre e estúdio. “É um desafio e esforço continuado que envolve todas as emissoras do país, sejam públicas ou privadas”, observou.
 
O secretário Guilherme Lamenha, da Comunicação, também falou sobre a importância da aquisição dos equipamentos de transmissão digital. “É um avanço para a comunicação pública e mais um legado para Alagoas”, disse. Para o secretário Álvaro Machado, do Gabinete Civil, a iniciativa atende a uma necessidade do IZP e também da sociedade. “Que será beneficiada com a nova transmissão e recepção digital da TVE”, observou. 
 
 
*Com informações da Ascom/IZP


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]