Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/01/2015 às 01h54

Blogs

Projeto IZP na Folia estreia 5ª edição com resgate de tradições

Programa vai ao ar simultaneamente pelas rádios Educativa FM e Difusora AM até 13 de fevereiro, das 8h30 às 10 horas*
 
O projeto IZP na Folia chega à sua 5ª edição com a estreia, nesta segunda-feira (26), do programa de rádio, que leva o mesmo nome do projeto, indo ao ar até 13 de fevereiro, das 8h30 às 10 horas, simultaneamente pela Educativa FM e Difusora AM, com apresentação do jornalista Marcos Guimarães.  A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação.
 
 
O IZP na Folia tem como objetivo dar visibilidade aos costumes e tradições do povo alagoano, envolvendo e incentivando a discussão para o fortalecimento do carnaval, e abrindo espaço para os músicos, compositores, produtores culturais, grupos e blocos carnavalescos da terra. Configurando-se também como um espaço de debate e reflexão sobre o Carnaval alagoano.
 
O programa IZP na Folia contará ainda com a 2ª edição do quadro “Alagoas de tradições e ritmos” em formato de radiodocumentário destacando aspectos históricos dos nossos carnavais. A iniciativa mescla música e depoimentos. Nesta edição serão exibidos oito inéditos e sete reapresentações da edição de 2014. Entre os inéditos estão: Maestro Manuelzinho; Seresteiros da Pitanguinha; os blocos Turma da Rolinha, Vulcão, Maluco Beleza e Concentra, mas não sai; o Carnavalesco Gil Lopes terá sua história contada na atração e uma homenagem especial aos foliões Pedro Tarzan, Miss Paripueira, Setton Neto, Moleque Namorador, Major Bonifácio, Rás Gonguila, e Romeu Loureiro, falecido recentemente. Serão reapresentados, de 2014, os radiodocumentários sobre Blocos Filhinhos da Mamãe; Pinto da Madrugada; Casa Azul; Jaraguá Folia; Maestros Alagoanos; Compositores alagoanos e Bailes de Carnaval.
 
Participam do programa de estreia Eduardo Lyra, do Pinto da Madrugada, Alfredo Gazzaneo, dos Seresteiros da Pitanguinha, Paulo Martins, da Turma da Rolinha, e o Comodoro do Iate Clube Pajuçara, Moacyr Albuquerque.  
 
Institucionais
 
Também fazem parte do projeto IZP na Folia a veiculação de hinos e sambas-enredos dos blocos e escolas de samba durante a programação das rádios Educativa e Difusora; a divulgação de Agenda Cultural da TVE Alagoas com informações sobre os locais de folia espalhados pelo Estado. Além dos institucionais “IZP na Folia: Dicas da Caralâmpia”, com a personagem alertando os pais sobre os cuidados que devem tomar com os foliões mirins. 
 
O projeto conta ainda com ações na internet com a fanpage do projeto www.facebook.com/IZPnaFolia e o blog www.izpnafolia.com.br, onde é possível encontrar vídeos, fotografias, textos e áudios dos programas e institucionais da edição atual e anteriores, além de versões online das exposições “Alagoas de Tradições e Ritmos” de 2013 e 2014.
 
*Ascom/IZP


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]