Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
09/06/2016 às 17h36

Blogs

Momentos de uma rápida e inesquecível convivência com Edécio Lopes

Sendo entrevistado por Edécio, em 16.09.2007, nas comemorações dos 59 anos da rádio Difusora. Foto:Arquivo pessoal

Quando comecei a trabalhar no IZP, em janeiro de 2007, passei a sintonizar a Educativa FM no rádio do meu carro, enquanto percorria o meu trajeto casa-trabalho. Era o horário de Edécio no ar. Não resisti  por muito tempo a tentação de conhecê-lo pessoalmente, e passei a circular nos corredores da “107,7”. Pouco tempo depois pedi a Afrânio Godói que o levasse até a minha sala para uma conversa.
 
O encontro foi rápido, mas suficiente para me impressionar com a “figura” de Edécio. Simples, simpático e seguro  nas exposições das idéias geradas pela situação daqueles dias.
 
Pouco tempo depois, numa outra sintonizada no “Manhãs Brasileiras” escutei um ouvinte questionar Edécio sobre tipos de instrumentos utilizados nas baterias das escolas de samba. Ao perceber sua empolgação na resposta resolvi presenteá-lo , no dia seguinte, com um CD que eu tinha das escolas do Rio de Janeiro, que era exatamente sobre o assunto. Após o programa daquela manhã, ficamos um bom tempo conversando sobre percussão e samba,  e comecei a perceber que naquele momento poderia nascer uma inesperada amizade.
 
Mesmo quando deixou a Educativa FM, contra à sua vontade, nosso relacionamento se manteve em altíssimo padrão de cordialidade e respeito. Estivemos, por algum tempo em lados opostos, devido a ações administrativas aplicadas nos veículos do IZP,  mas nunca permitimos que essa situação atrapalhasse nossa convivência.
 
Depois de muitas conversas que geralmente começavam com lamúrias e lamentações, mas que acabavam, na maioria das vezes, em boas risadas, Edécio concordou em voltar para o IZP  pelas ondas da  Rádio Difusora. Tal retorno foi um dos momentos mais emocionantes que presenciei nos estúdios da "Pioneira". Muitos convidados lotaram as dependências da emissora para cumprimentar e abraçar Edécio, pela volta do programa Manhãs Brasileiras ao rádio alagoano.  Num inesperado momento daquela transmissão histórica, Edécio  fez questão de me entrevistar e , no ar, expressou seu agradecimento pelo meu empenho para que sua volta se concretizasse. Fiquei alguns minutos "desprevenido" com a atitude e as palavras; demorei a entrar no pique da entrevista, mas consegui, como representante do  diretor presidente do IZP naquela ocasião, lhe dar as boas vindas.
 
Edécio fez questão de me entrevistar também na comemoração dos 59 anos da Rádio Difusora, em setembro de 2007. O programa “Manhãs Brasileiras” foi transmitido diretamente do restaurante “Bodega do Sertão”, regado a  café da manhã para servidores e convidados. O evento contou com a presença do governador, do vice e de boa parte do secretariado estadual, além de radialistas, jornalistas e ex-funcionários da Difusora.
 
Em julho de 2008 chamei Edécio na minha sala para uma conversa e perguntei se ele ainda tinha interesse em voltar para a Educativa FM. Inicialmente deu uma lamuriada sobre  cansaço, o peso da idade, mas não deixou de demonstrar  um ar de felicidade com a possibilidade desse retorno. Prometi que conversaria com o novo diretor presidente do IZP  e ficamos de marcar uma nova reunião para discutirmos o assunto.
 
Infelizmente essa reunião nunca aconteceu. Pouco tempo depois Edécio sofreria um AVC, nos deixando definitivamente na saudade em janeiro de 2009.


*RL(Ampliado e republicado)


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]