Dólar com. R$ 3,851
IBovespa +0,97%
16 de julho de 2018
min. 19º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel A partir desta segunda, consulta ao saldo do PIS está liberada
07/05/2018 às 14h40

Blogs

Sobre o futebol, sobre a vida: o Painel Esportivo nasceu

Estádio Rei Pelé( Trapichão)


Sempre, ao escrever um texto, eu me imagino no túnel de acesso ao gramado de qualquer estádio do mundo. Digo qualquer porque, à vera, todos os estádios do mundo são iguais. Bom, me explico: podem ser diferentes em tamanho, capacidade de público, em sua arquitetura. Mas, em essência, são todos iguais. Em todos há traves, travessões, linhas de cal marcando o chão. Há sempre uma arquibancada.

Sempre onze de um lado e onze do outro. Sempre juiz, bandeirinhas, quarto árbitro. Sempre torcedores em êxtase, gritando na arquibancada, como que enfeitiçados. Em resumo, todos os estádios são um corredor imenso de grama cercado de arquibancadas cheias de gente. Costumo pensar assim, e talvez por isso eu não enxergue lá tanta diferença do Santiago Bernabéu pro Trapichão, por exemplo.

Escrever é, sempre, muito parecido com jogar futebol. É preciso pensar rápido, ter a manha e a ginga. Escrever, apesar disso, sempre é muito difícil – exatamente como o futebol. E sempre que é sofrido, é muito melhor.

Talvez prefira, ainda por isso, o Trapichão mesmo.

O Trapichão, o Estádio Rei Pelé, é onde vivi algumas das maiores emoções da minha vida. E esse lugar, este nome, está, ao lado do CSA e do CRB, entranhando na minha alma e, principalmente, nas minhas memórias. É possível crescer em Maceió e não ter toda a sua juventudade inundada nessa névoa densa, azul e vermelha, que é o futebol de Alagoas? É possível ir, pela primeira vez, ao Trapichão e sobreviver a isso?

É quase uma experiência religiosa – e eu nunca esqueço da minha primeira.   É possível estar no meio daquele povo todo, cantando a plenos pulmões, dançando com a charanga, dando dois reais ao pipoqueiro, e não ter a sua vida mudada por completo? Talvez seja, mas comigo não foi. Desde que fui atingido pelo vírus do futebol alagoano, não me recuperei. E ele me atingiu de tal forma que a minha vida profissiona também foi afetada: a minha escolha de seguir o caminho do jornalismo se deu muito em função dessa doença.

O Painel Esportivo é, portanto, a nova parada deste caminho. É a próxima fase do mata-mata. Aqui, eu vou falar, principalmente do futebol alagoano e dos nossos clubes. De suas vitórias, mas também dos seus problemas técnicos, táticos, políticos. Quem já me leu conhece a minha perspectiva: eu acho que o futebol explica o mundo e a vida – seja ela dos “grandes” ou dos “pequenos” homens.

Vale lembrar que a Copa do Mundo está se aproximando e isso dará um argumento a mais para este humilde blog de um humilde autor. Também me dedico à ficção, lancei um livro de ficções com futebol há três anos, e não se surpreenda se, vez por outra, algo meio estranho aparecer por aqui. Mas sempre faz sentido no final – e isto é uma promessa.

Escrever sobre futebol sempre foi o que mais gostei de fazer e eu fico feliz de poder fazê-lo agora num portal tão competente e importante quanto o Painel Notícias. Então, sem mais delongas, o juiz apita. Nosso jogo começou – e eu espero que estes noventa minutos demorem bastante.


Painel Esportivo por Mateus Magalhães

Maceioense, 20 anos, cursando o sexto período do curso de Comunicação Social  na UFAL. É apaixonado pelo futebol, pela cultura e, principalmente, pela união das duas forças. Acredita que o futebol explica o mundo, os povos e os seus costumes. Atuou como repórter especial da Rádio CBN Maceió durante a Copa do Mundo de 2014 e foi fundador e colunista do extinto portal Toca e Passa, um dos mais importantes do jornalismo esportivo independente do Brasil, durante o seu período de atuação. Premiado duas vezes pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, lançou os livros “Quem tabelar com Toni ganha um Fusca”, de crônicas futebolísticas, e “Malu e a bagaceira”, de poesia. 

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]