Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
27/10/2011 às 18h03

Blogs

O ritual das demissões, do Governo às mídias

Orlando Silva, sexto ministro demitido no governo Dilma

Poucos são os governos que, tão logo ocorre a denúncia, afastam os envolvidos, mesmo que preventivamente

* Paulo Fona

Tudo começa com a quebra do interesse de alguém. A partilha não é cumprida, os acordos fracassam ou alguém é transformado em "boi de piranha" nas investigações e/ou na Justiça, não aceita, e revela o esquema para algum jornalista.

Acionada a bem do chamado interesse público, a imprensa revela a fraude, aponta nomes de autoridades da hora e começa a fustigar os governos e envolvidos até a demissão e consequente retirada de cena do ministro, secretário ou presidente de estatal.

Do começo do processo até a sua conclusão política, o envolvido e o governo a que pertence resistem a pressão da opinião publicada até o limite, testando a resistência da mídia e a paciência dos leitores/ouvintes telespectadores.

Surge, então, no cenário, a "síndrome das revistas", a expectativa do que publicarão as três maiores revistas de circulação nacional, que estabelecem entre si uma competição para saber quem tem a "maior novidade" capaz de desestabilizar um ministério, um ministro, um governador ou secretário estadual. Em outras palavras, dar o tiro fatal!

Nesse período fervilham os boatos e as "lendas" sobre o que virá de novo e que enterrará a carreira administrativa dessa ou daquela autoridade. O medo do "furo" do concorrente leva, algumas delas, inclusive, a antecipar suas edições na internet.

Do lado dos governos, a espera é longa e o processo de decisão lento. Parece se esperar que surja algum fato novo que ocupe a mídia ou que as denúncias caiam no vazio ou, ainda, que surjam vídeos inquestionáveis, com CPF e RG do acusado – aliás, um novo padrão de "veracidade" – para que ocorra o afastamento definitivo da autoridade citada.

Poucos são os governos que, tão logo ocorre a denúncia, afastam os envolvidos, mesmo que preventivamente. Na política brasileira recente, o ex-presidente Itamar Franco afastou temporariamente ministros, deu-lhes o direito de defesa, inclusive no Congresso Nacional, e os reintegrou, quando comprovada a inocência.

É um exemplo a ser seguido pelos atuais governos para que se poupem dessa interminável ritual que demora dias, semanas e as vezes meses até o desfecho final, uma demissão prevista e anunciada. Se fizesse isso, não só os governos se preservariam como poupariam seus pares e a população desse ritual político e midiático.


*É jornalista


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]