Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/12/2011 às 11h54

Blogs

Feliz 2012 Brasil!

Jorge Vieira – Jornalista*

Mais um ano chega ao fim e o próximo se avizinha! É tempo propício para comemorações, visto que o ambiente favorece as celebrações! A Esperança invadiu a alma das pessoas, os lares, os ambientes de trabalho, as ruas e as cidades. A autoestima pessoal e coletiva dos brasileiros está em alta, proporcionada e impulsionada por conquistas políticas, econômicas e sociais, apesar de Alagoas não caminhar no mesmo rítmo.

Na passagem para o novo ano que chega, finalmente, sente-se na população a sensação real de conquistas e de esperança que se renova. Sonhos se multiplicam por todos os recantos do Brasil, espalhados em todas as classes sociais. Necessidades que eram consideradas “próprias” dos setores mais abastados economicamente, hoje são acessíveis à grande parte dos brasileiros e das brasileiras.

Isso reflete na popularidade da presidente Dilma Rousseff, com índices de avaliação superior a todos os seus antecessores durante o primeiro ano de governo. Por onde se anda, se vê nas metrópoles, nos centros urbanos e nos lugarejos que o Brasil transformou-se em um grande canteiro de obras. O índice de desemprego dos mais baixos de sua história, inclusive com carência de mão de obra em alguns segmentos do mundo do trabalho.   

Motivos não faltam para celebrar! Por onde se anda, o que se lê, vê e ouve é o povo pobre indo às compras, construindo e planejando a melhoria de qualidade de vida das famílias. É tanta a movimentação e euforia que se pode até levantar a questão do consumismo! Entretanto, para a maioria do povo brasileiro não cabe, visto que sempre esteve à margem dos bens produzidos pela sociedade moderna.

Cheira a hipocrisia generalizar o discurso do consumismo. Até porque muitas demandas ainda continuam à espera de solução, a exemplo da reforma agrária, demarcação das terras indígenas, assistência plena e qualidade em saúde e educação para todos.

Diferentemente do Brasil, em nível das políticas desenvolvidas no Estado de Alagoas, infelizmente não se tem os mesmos motivos para celebrar. Ao contrário, é campeão em índices negativos, a exemplo da violência contra jovens, da baixíssima qualidade da educação e do atendimento à saúde, na concentração fundiária, na monocultura açucareira, o êxodo rural, moradores de rua assassinados. É lamentável e abominável! E, agora, os arrastões! Aconteceu ou não, é secundário! O ambiente está criado pela insegurança que permeia a alma, a mente e coração do povo alagoano.

Esse quadro requer mudanças estruturais profundas. O que, pela composição do poder constituído, não sinaliza para mudança, tanto em nível do poder Legislativo quanto do poder Executivo. E aqui se encontra o problema central: com o pool desenvolvimentista nacional e os repasses de verbas federais, se escamoteia diante dos problemas reais do estado.

Para os brasileiros, 2012 significa a consolidação das conquistas sociais e avanços em outras áreas. Para os alagoanos, resta a esperança nas políticas impulsionadas pelo Governo Federal. Isso requer da sociedade a conscientização sobre a importância do fortalecimento dos movimentos e de suas instituições, para que Alagoas caminhe no mesmo nível dos outros estados do Brasil. Feliz Ano Novo!

*É professor do Cesmac


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]