Dólar com. 5.2355
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
22/08/2012 às 11h42

Blogs

A POLÍTICA E A CIDADANIA

*Jorge Vieira - Jornalista

 
Para os gregos, a Política é a arte de construção da cidadania, onde possibilita a participação da população em defesa do bem comum e da construção de uma sociedade que tem como base a Justiça entre os seus membros. Na mesma linha de pensamento, o filósofo Aristóteles afirma que o ser humano é um animal política por excelência.
 
Ao longo da história das sociedades, a humanidade foi criando suas formas de organização social e política, a exemplo do comunismo dos povos tradicionais, onde não existe a categoria da propriedade privada. Em outras sociedades foi criado o modelo escravista, com base construída na relação senhor e escravo, onde os bens são apropriados por uma minoria, em detrimento da maioria. O filósofo Jean Jacques Rousseau escreveu que é aí onde está a origem de todos os males da sociedade.
 
A apropriação e dominação foram se reformulando, chegando à forma de organização moderna, onde a acumulação do capital torna-se cada vem centralizada nas mãos de poucos e, consequentemente, gerando a exclusão da maioria da população dos bens produzidos socialmente.
 
Lutar pela distribuição da riqueza é uma tarefa da participação direta na política e uma questão de cidadania, na medida em que os homens e mulheres se realizam como sujeitos na sociedade, dirigindo, propondo e fiscalizando os recursos públicos. As sociedades modernas construíram formas democráticas, onde através do são eleitos (as) representantes em níveis municipal, estadual e federal para administrar os destinos da sociedade.
 
Em Alagoas, a participação da população ainda encontra-se limitado ao período eleitoral que ocorre a cada dois anos. Por isso incentivar a transparência e a fiscalização, é uma tarefa relevante para os destinos de uma comunidade e de um povo.
Durante o mandato, pode-se identificar na ação parlamentar um instrumento de apoio às reivindicações da população. A ética na política deve embasar-se no combate à corrupção e no compromisso com a defesa da sociedade, priorizando a participação popular e o controle social na administração pública.
 
Em nível de resultado imediato para a população, deve ser um canal para aprovar leis e emendas de interesse da maioria, participar de fóruns e defender os direitos comunitários, associações, movimento social e sindical, a exemplo da agricultura familiar, povos indígenas, afrodescendentes, gênero e igrejas.
 
Por isso, seja em nível pessoal ou do poder público, Judiciário, Executivo e Legislativo, a ação e orienta devem ter seu embasamento na ética e estar voltada para a construção da justiça e da cidadania.


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]