Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/07/2017 às 11h04

Blogs

Lições de Moralidade

TCE/AL - Divulgação

Para refletir:A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios (Barão de Montesquieu).


Lições de moralidade

Em tempos de Lava Jato, escândalos na administração pública e do descrédito da população diante da lama que invade suas instituições e os poderes constituídos, o Ministério Público de Contas de Alagoas dá sinais evidentes de que nem tudo está perdido e mais uma vez se destaca por medidas de austeridade. Desde sua reformulação, com a entrada de novos procuradores aprovados em concurso público, o órgão que compõe o plenário do Tribunal de Contas do Estado ganhou notoriedade pela postura de seus jovens e destemidos integrantes e pela maneira diferente de fazer gestão pública. Agora mesmo realiza pela terceira vez processo seletivo para o preenchimento de cargos comissionados

Para o subprocurador-geral Gustavo Santos, titular da 4ª Procuradoria de Contas, “O número de inscritos superou a nossa melhor expectativa. O nível dos candidatos foi o melhor possível, muitos com mestrado e doutorado. Não há dúvidas que essa fórmula de seleção, além de implementar os princípios constitucionais da impessoalidade e eficiência, é apta a selecionar o melhor material humano para a administração pública”, declarou o procurador.


Investindo em cidadania

Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão social e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação de educadores sociais. Esse é o objetivo do projeto implantado na cidade de Palmeira dos Índios, a partir da última terça-feira (25), graças ao trabalho desenvolvido pelo promotor de Justiça Rogério Paranhos em parceria com o Banco do Brasil e a Rede de Proteção à Infância e à Juventude. Cerca de 100 crianças e adolescentes são beneficiados e a escolha deles se deu por meio de um processo criterioso de avaliação.

O programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.


Recado dado

O porta-voz do partido Rede em Alagoas, Átila Vieira, respondeu ao leviano e irresponsável ataque do presidente do PT/AL, Ricardo Barbosa, (especialista em carona eleitoral) contra a ex-vereadora Heloísa Helena, classificando de “lamentáveis, tendenciosos e próprios dos que continuam a defender corruptos de estimação”.

“Ao contrário dele, que preside uma legenda contaminada pela corrupção que roubou a fé, a ética e recursos públicos do país, Heloísa tem moral, autoridade política e legitimidade pública para falar em nome dos que abominam a corrupção, seja esse crime em que partido ou governo resida”.

“A Rede Alagoas vê com indignação a agressão gratuita do petista Ricardo Barbosa, de novo lamentando que ele continue a ser usado por forças políticas de Alagoas para tentar atingir – inutilmente – a história de honradez de Heloísa Helena na política brasileira”, finalizou.

Na verdade mesmo eles estão com medo de uma candidatura de Heloisa e a serviço dos “patrões” alagoanos, que todos conhecemos.


A falência do “Democratas”

Um dos maiores exemplos da falência do atual modelo político brasileiro está no partido Democratas e sua decadência de moral e estrutura nos últimos anos. Nascido um dos partidos mais fortes, com a liderança de expressivas  figuras nacionais como Marco Maciel, Aureliano Chaves, Guilherme Palmeira, Jorge Bornhausen e José Sarney, como Frente Liberal foi protagonista de grandes momentos da história da politica.

O velho e respeitado PFL sempre se destacou na defesa da democracia. Com sua transformação em Democratas,  começou a se descaracterizar e fugir dos seus princípios fundamentais e se igualar aos outros. Hoje o que resta dos Democratas? Um partido à beira da falência absoluta, sem lideranças expressivas, e fadado a total extinção. Hoje é quase um nanico , daqueles que se  prostituem a cada eleição.

Perdeu a identidade, não apenas diminuiu de tamanho, sua expressão sumiu, suas estrelas se apagaram é um partido sem luz – pecou pela incoerência, falta de lideranças  e oportunismo


O mapa do Biu

Na eleição em 2010 para o Senado aqui publiquei uma nota na qual dizia que o então deputado Benedito de Lira não tinha qualquer chance de vencer com uma “candidatura inviável em vários pontos” a disputa. No dia em que saiu a coluna (sexta feira) recebi um telefonema do candidato, meu amigo pessoal,  convidando para um café no domingo para conversarmos. Nada falou do comentário, mas eu sabia qual seria a pauta do nosso encontro. No local e hora combinados nos encontramos. Durante nosso encontro pediu licença e abriu um bem organizado “mapa político” de sua autoria. Foi me mostrando pontualmente cada base eleitoral, em cada município, quais lideranças o apoiavam e o que tinha feito para ajudar cada um desses locais apontados. Sai dali convencido das amplas chances de sua eleição e assim foi. Eis que surge agora a disputa para renovação de seu mandato. Todos e as pesquisas mostram uma desvantagem entre ele e alguns dos prováveis candidatos. Confesso que não me arrisco a dar nenhum palpite até que veja de novo o “mapa do Biu”.


Conselho de mãe

(BRASÍLIA) - Mariangeles Ibarra Maia foi além de qualquer atitude padrão de uma mãe preocupada. A chilena enviou uma mensagem ao seu filho, presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandando-o “não conspirar” contra o presidente Michel Temer, de quem é sucessor direto. 

O aviso foi enviado em meio a acusações de que Maia poderia estar articulando secretamente para substituir o peemedebista no cargo. As notícias sobre a “conspiração” causaram mal-estar entre os dois.

“Você me ensinou que eu tenho de ser leal, e assim eu sou”, teria escrito o parlamentar do DEM quase cinquentão – ele tem 47 anos – à mãe zelosa. Em entrevista à Globonews na terça-feira passada, o presidente da Câmara contou ter mostrado a mensagem materna a Temer, como garantia de sua fidelidade.

Quem conhece Mariangeles não se surpreendeu com o estilo, agora tornado público, de mãezona rigorosa com o filho crescido.


Conta Gotas

DEPUTADO Bruno Toledo tem sido uma grata revelação na Assembleia Legislativa. Com posições independentes e firmes tem acuado o governo em várias frentes.  O menino promete.

PEGOU RUIM para o governador suas declarações sobre o preço dos combustíveis por aqui. Seus marqueteiros mais uma vez erraram feio.

OS FRAUDADORES do Mestrado da UFAL continuam impunes e mandando em suas respectivas áreas de comando. Até quando?

De uma autoridade médica: - O Hospital Geral (HGE) está apodrecido, abandonado e fazendo vitimas. É irresponsável se falar em construção de outro em Maceió. Esse povo enlouqueceu.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]