Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
04/11/2017 às 15h21

Blogs

Fórum de Gestão Moral e Legal

Para refletirCorrupção há em todo lado, na Europa, EUA, Ásia, etc. Mas no Brasil corrupção virou cultura política.


Fórum de Gestão Moral e Legal

Começa na próxima segunda feira, dia 6 e vai até a quarta feira o Fórum Estadual Gestão Pública Moral, Legal e Empreendedora. O evento é uma realização da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas e do Instituto Cidadão e voltado para agentes públicos, servidores da administração direta e indireta, advogados, controladores municipais, prefeitos e vereadores. O temário da realização reunirá conferencistas do mais alto nível, debatendo propostas para novos caminhos na administração pública, principalmente focando aspectos dos princípios da legalidade, da moralidade e da eficiência no exercício das atribuições desses agentes. 

Conferencistas e prefeitos

A conferência de abertura do fórum será feita pelo promotor de Justiça, doutor Marcos Rômulo Maia de Mello, uma das maiores competências locais em Direito Público. No dia 7 ( terça feira) a pauta versará sobre o importante papel do Controle Externo exercido nas administrações, tendo como conferencistas o conselheiro Otávio Lessa e o procurador de Contas Ricardo Schneider, ambos com vasta experiência e domínio do tema. Na quarta feira será realizado um painel com o tema : “Vencendo Dificuldades e Administrando em Tempos de Crise”, com a participação dos prefeitos Claudio Filho ( Marechal Deodoro), Júlio Cezar ( Palmeira dos Índios) e Eduardo Tavares ( Traipu).

O Fórum será aberto às 8.30 da próxima segunda feira e as inscrições ainda estão abertas no Instituto Cidadão – [email protected] – (82) 3338.1756.

Feia é a mãe

Para o site UCityGuides, o Brasil tem uma das cidades mais feias do mundo, mas também uma das mais bonitas. A página na internet citou São Paulo e o Rio de Janeiro em seus rankings de feiura e de beleza internacionais, respectivamente.

O site de turismo UCityGuides é voltado para viajantes que buscam informações para conhecer áreas urbanas do mundo. A capital paulista aparece em 9º lugar entre as cidades mais feias.

Discordo totalmente dessa pesquisa que ofende a beleza, a cultura e a grandiosidade de São Paulo. Só pode ser caso de “ciúme”.

Sou particularmente apaixonado por São Paulo, que me encanta e conta parte da história de minha vida.

É um despropósito alguém dizer que São Paulo é feia.

PF quer deputados presos

O superintendente da Polícia Federal (PF) em Alagoas, delegado Bernardo Gonçalves, declarou que os deputados estaduais citados na investigação da operação “Sururugate”, que apura desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL), que não atenderem a intimação para prestar depoimento certamente serão conduzidos coercitivamente.

"Os deputados estão sendo novamente intimados e caso ocorra uma nova negativa eles serão trazidos para prestarem depoimento coercitivamente", disse o chefe da PF. Apenas um dos deputados foi indiciado 45 vezes por desvio de salários fazendo uso de funcionários fantasma.

Na ocasião revelava uma fonte da própria Polícia Federal: esses deputados de Alagoas desde a Operação Taturana apostam na impunidade, mas no que depender do trabalho incansável do nosso pessoal não terão um “final feliz”.

Falando de violência

(BRASÍLIA) - A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senadora Regina Sousa (PT-PI), reconheceu que aumentam as vozes no Congresso e na sociedade a favor do porte de armas. Para ela, porém, essa não é a solução para a criminalidade.

— A sociedade cobra da gente, o parlamentar acha que a solução mais fácil é liberar o armamento, mas não vai dar certo — disse.

A senadora acredita que liberar o porte de armas não amedronta os bandidos e que eles não vão deixar de abordar as pessoas. Ela defende melhorias da segurança pública, por exemplo, combate efetivo ao tráfico de drogas, pois, segundo ela, os mercados de droga e de armas têm “os mesmos personagens”.

Regina Sousa é contra a liberação do porte e também da posse de armas, mesmo em áreas rurais, o que poderá ser permitido caso os parlamentares aprovem a proposta em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na visão da senadora, a proposta abre um precedente perigoso.

— A arma estimula a pessoa a ficar valente, a se sentir segura, e pode fazer besteira — avaliou.

Ela também ponderou que crianças podem ter acesso em casa, como no caso do atentado num colégio em Goiânia, em que um adolescente de 14 anos matou dois colegas e feriu quatro, usando a arma de um dos pais, ambos policiais.

Regina afirmou que, no Congresso, a pressão pelo armamento vem da indústria de armas e os parlamentares já têm sua opinião formada. Na sociedade, porém, ainda é possível debater e convencer a população de que “a solução não é ter arma”. A presidente da CDH informou que vai pedir que os projetos sobre armamento passem pela análise da comissão, mas caso não seja possível, que o tema pelo menos seja debatido no colegiado.

Um senhor ministro

Nunca um ministro alagoano fez tanto pelo estado como o deputado Mauricio Quintella tem realizado em sua gestão à frente do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Já tivemos vários alagoanos ocupando cargos importantes em Brasília, até presidente da República, porém pouco ou nada fizeram que efetivamente contribuísse para o desenvolvimento de Alagoas.

Maurício Quintella inaugurou, na última terça feira, em Palmeira dos Índios, um trecho de 112 quilômetros, totalmente revitalizado, entre este município e Carié. Na oportunidade, ele anunciou dois aportes de recursos. São R$ 18 milhões para melhorias na travessia urbana de Palmeira dos Índios e R$ 25 milhões para a pavimentação entre Carié e Canapi, com previsão de conclusão em março de 2018, finalizando o último trecho da rodovia sem asfalto noestado.

Revitalização da BR-316

As obras entre Palmeira dos Índios e Carié concluem a primeira etapa do projeto de revitalização da BR-316. Previstas num contrato de cinco anos para sua manutenção – no programa Crema do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vão beneficiar mais de 1 milhão de pessoas, além de aumentar a trafegabilidade, o conforto e a segurança viária.

Requalificação da travessia urbana

Depois de identificar pontos críticos na travessia urbana de Palmeira dos Índios, com base nos dados sobre acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Dnit elaborou um projeto para solucionar os acidentes na região, principalmente os considerados graves, e melhorar a fluidez do tráfego na região. O trecho registrou mais de cem acidentes com mortos e feridos entre 2011 e 2016. O projeto inclui a construção de um túnel, 3 quilômetros de vias marginais, 2,8 quilômetros de pista duplicada, canteiro central, ciclovia, passeio, e novos acessos ao distrito industrial e ao município de Quebrangulo. "Isso, sem dúvida nenhuma, vai trazer mais segurança para as pessoas que trafegam, para os ciclistas, vai melhorar o transporte de carga nessa região", avaliou o ministro.

Por sua dinâmica e empreendedora administração o ministro tem sido bem avaliado em todo o país. Alagoas do bem agradece.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]