Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
21/01/2023 às 14h00

Blogs

O dia em que Bolsonaro ameaçou a Democracia

Marcelo Camargo - Agência Brasil

PARA REFLETIR

“Permitir que a subversão da democracia fique impune é estimular que ela se repita. É imperioso processar e punir Bolsonaro e seus próximos”. (Luiz Felipe Miguel – cientista político UnB)


É preciso não esquecer

O dia em que Bolsonaro ameaçou a Democracia

(BRASÍLIA) – Ouvindo de Luiz Felipe Miguel, professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília, sobre a tentativa de golpe do último domingo, comungo do seu pensamento e vejo um momento de gravíssima realidade e atentado contra a nossa Democracia. “Há muita gente para ser responsabilizada pelos atentados do 8 de janeiro em Brasília. Mas uma atenção especial deve ser dada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Foragido para os Estados Unidos desde o penúltimo dia do ano passado, ele tem reeditado seu comportamento costumeiro, que é falar pouco e sempre de maneira ambígua.

O capitão é covarde. Não assume a responsabilidade pelas suas decisões, o que prova que não é feito da matéria dos líderes políticos.

Na Flórida, Bolsonaro tentou se distanciar do 8 de janeiro.

Disse um protocolar “lamento” e classificou como “inacreditável”. Uma frase, seguida de um “mas” que justificava os vândalos.

Na semana passada, em vídeo que postou e logo apagou, o apoio aos golpistas era explícito. Assim como no discurso de sua tropa de choque.

Está cada vez mais claro que o plano do novo golpe contra a democracia brasileira partiu de Bolsonaro e de seu círculo íntimo.

O sucesso do Massayo Verão

O sucesso do evento Massayo Verão, realizado nos últimos dias, com certeza elevou o nome da capital aos quatro cantos do país, empolgou turistas e o público local, que aos milhares esteve presente ao calendário de shows ofertados em uma vasta programação. Destaco a impecável organização do evento, em todos os sentidos como montagem, decoração, segurança, divulgação e a lista de grandes nomes da música brasileira. O festival vai ficar na história e deixará todos com gosto de “quero mais”.

Simbolizando todos os profissionais envolvidos o faço no nome dos dois principais atores do magnifico evento: prefeito JHC e o secretário de Comunicação, jornalista Lininho Novaes.

Marcos Fireman

O novo presidente do Departamento de Trânsito do Estado, Marcos Fireman, tem uma longa história de gerenciamento e direção de órgãos públicos estaduais e federais. Atuou em Alagoas, no governo Teotônio Vilela, no comando da Secretaria de Infraestrutura, onde realizou uma marcante gestão de resultados positivos, em Brasília atuou em cargos da cúpula ministerial e também deixou sua marca de empreendedor. A convite do governador Paulo Dantas retorna a Alagoas e tão logo assumiu já iniciou mudanças proficientes no importante órgão de trânsito.

Esquentando os tamborins

O prefeito de Maceió (JHC) sabe que terá concorrentes fortes e o poderio de votos do Palácio do Governo, porém não demonstra evidência de receios do embate em 2024.

Exímio estrategista, tem se saído vitorioso em sua trajetória política e “conhece os caminhos das pedras”. Em sua eleição (2020) venceu um candidato forte, o

poderio econômico, o palácio do governo e a Assembleia Legislativa. O quadro se repete, só que com ele em vantagem, com avaliação de sua administração nas alturas, muitas obras e serviços para anunciar e uma frente de apoios bem maior. Dificilmente deixará a cadeira confortável, reservada para ele.

Bolsonaro :Prisão só depois

Mesmo já havendo razões suficientes para ser decretada a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro há consenso entre a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que o momento não seria adequado. O próprio Alexandre de Moraes não cogita expedir uma ordem de prisão neste momento.

A leitura da maioria dos integrantes da corte é que ter Bolsonaro atrás das grades agora, poderia tumultuar ainda mais o cenário nacional. Segundo a mesma fonte “o ex-presidente precisa ter todas as garantias do processo legal observadas”, ou seja, responder o processo e ter direito de se defender. No entanto a inexigibilidade deve ser tratada com mais antecedência. Segundo um ministro, a “situação da prisão pode se tornar irreversível, caso Bolsonaro atue diretamente para inflar novos atos golpistas à democracia brasileira”.

Desembargador Washington, no TRE

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para o biênio 2023/2025.

O ato solene aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e contou com a presença das mais altas personalidades do mundo jurídico e político. Personalidade muito influente na sociedade alagoana, fez lotar o auditório onde recebeu muitas felicitações.

“Farei uma gestão integrada e alinhada com magistrados e servidores, sempre pensando em uma Justiça Eleitoral mais próxima dos alagoanos, mais moderna e ainda mais transparente e acessível”, disse o desembargador em seu pronunciamento.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]