Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
26/03/2023 às 11h40

Blogs

O princípio de insignificância

Segunda Turma do STF - Divulgação


PARA REFLETIR

“Há 55 anos Artur Costa e Silva editou o AI5. Outro tiranete, Arthur também, quer rasgar a Constituição e baixar o LIRA AI 2,5, para fechar o Senado e usurpar nossas funções” (Senador Renan Calheiros, nas redes sociais)

Se a moda pega... 

Princípio da insignificância 

Caso não esteja caracterizada grave ameaça ou violência, o furto de um telefone celular pode ser enquadrado no princípio da insignificância. O entendimento é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que reformou decisão do Superior Tribunal de Justiça e concedeu Habeas Corpus para trancar ação penal contra um homem que furtou um aparelho de R$ 90.

A 5ª Turma do STJ havia determinado a execução da pena sob a alegação de que o objeto tem um custo superior a 10% do salário mínimo da época e por se tratar de um réu reincidente.

Segurem seus celulares, pois a moda pode pegar.

Nova delegada

A nova superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegada Luciana Paiva Barbosa é uma intransigente com a defesa do Meio Ambiente e assim demonstrou em sua primeira entrevista à imprensa local. Ela quer priorizar a integração com os diversos órgãos de combate à criminalidade ambiental. Mas espera-se da delegada muito mais: olhos e ouvidos na gestão do dinheiro público, nos crimes de colarinho branco e na bandalheira corrupta em órgãos da administração em geral.

Farra oficial

“Esse evento dos prefeitos encheu mais”, disse Joyce*, garota de programa de uma das boates de stripper mais conceituadas e caras de Brasília. A casa recebeu apenas quatro clientes na segunda-feira. Um dia depois, na data em que prefeitos de todo o país participaram de um encontro com o presidente Lula (PT) em Brasília, cerca de 50 homens lotaram o espaço. À noite, regada por bebidas caras, contou com o contraste nítido entre homens de terno e mulheres nuas; e o contraste mais tênue entre a política e a libertinagem.

O fato não é novidade em Brasília, sempre que acontecem eventos nacionais com políticos.

Corredor Vera Arruda

Moradores do Corredor Vera Arruda e adjacências estão apavorados com a possibilidade de a prefeitura de Maceió “rasgar” ruas sem saída, com a justificativa de trazer soluções para o trânsito local. A questão deve ser judicializada, com um final imprevisível. O prefeito JHC fica em maus lençóis, caso o projeto da administração saia vencedor.  Pode até desafogar o trânsito, mas com certeza vai perder muitos eleitores, que jamais esquecerão a maldade.

Renan x Arthur Lira

O senador Renan Calheiros (MDB) recebeu com constrangimento a decisão de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados,  que rejeitou  o  acordo com o Senado Federal que tinha como objetivo estabelecer um novo rito para as Medidas Provisórias (MPs). A proposta desenhada pelo Senado previa uma emenda à Constituição (PEC) que estabelecia a tramitação das Medidas Provisórias diretamente nos plenários das Casas, sem que os textos precisassem passar por uma comissão mista.

O senador se referiu a Arthur Lira, nas redes sociais, com adjetivos rancorosos, mas teve que contabilizar mais uma derrota política para o poderoso presidente da Câmara.

Sucupira é aqui

As agressões políticas, ameaças de morte e embates beirando a barbárie, o espetáculo de baixaria entre adversários estão se acirrando e dá a impressão de que voltamos ao “faroeste caboclo” de tempos atrás, quando se imaginava ser coisa do passado que tanto comprometeu o nome de Alagoas.

É preciso que o governo não perca o controle da segurança e que os políticos tenham serenidade e respeito ao povo alagoano.

Deputado Marx Beltrão pede “intervenção federal” na BRK. O parlamentar não possui assessoria?

Governador Paulo Dantas já surpreende a quantos duvidaram de sua capacidade de governar. Tem destino e vocação para o ofício. 


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]