Dólar com. 4.9971
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Blogs

Militares no lugar errado

07.05.2023 às 13:11


PARA REFLETIR Política é a arte de fazer com que as pessoas pensem que você pensa no que elas pensam, ou seja: exatamente no que você nunca pensou.(Luiz Roberto Bodstein)


Militares no lugar errado

Lugar de militar é nos quarteis, isso não é nenhuma novidade, mas a coisa na prática não funciona assim, muito especialmente quando se fala de Policias Militares, nos estados. As tropas já carentes de contingentes estão sempre desfalcadas pelo grande número de oficiais e outras patentes, saindo do efetivo que deveria cuidar da segurança da sociedade, que paga seus soldos, para servir a instituições civis como os Poderes Legislativo e Judiciário, com a aberração estendida ao Ministério Público e até Tribunais de Contas.

Sou do tempo da política antiga, na qual o presidente da Assembleia ou qualquer outro deputado (salvo em risco de morte e determinado por ato judicial) tinha direito a segurança armada. Também vivi o tempo em que um governador  (Guilherme Palmeira)  não gostava de ter essa regalia e o vi chegar em casa algumas vezes e mandar os militares se recolher , outras me chamava para “passear” na rua do comércio e me incumbia de dizer ao chefe da Casa Militar, que não queria ser “acompanhado”. 

Hoje uma grande quantidade de militares lota os gabinetes de autoridades e aos quais são atribuídas funções nada convencionais de estafeta, carregador de malas e até de jagunços.  Os tempos são outros e bem piores.

Barracas de praia

Um basta na bagunça

Em entrevista concedida a uma televisão local o promotor Marcus Romulo foi enfático: “Gostaria de chamar a atenção para o problema dessas barracas. Durante anos elas foram o cartão postal de Maceió. Nesse ínterim, porém, elas se agigantaram. Invadiram o espaço público muito além do permitido, fecharam a visão da praia, transformaram-se em restaurantes de luxo e casas de show, ou seja, desvirtuaram-se de sua finalidade primordial. Essas barracas necessitam retornar ao padrão original de sua outorga ou ter sua permissão cassada. 

Por outro lado, o cidadão maceioense precisa repensar sua cidade e decidir se há necessidade de tantas barracas assim. Algumas delas fomentam o turismo, outras já são uma tradição da cidade, mas há aquelas que nem ostentam uma coisa, nem outra. Apenas ocupam o espaço público e impendem a visão da praia. A única razão de existirem é o valor baixíssimo que pagam ao Município de Maceió pela outorga. Coisa de um salário mínimo mensal. Isso precisa mudar”.

Sem entrar no mérito da questão, até porque o ilustre promotor foi explícito o suficiente, resta saber que vai acabar essa distorção no uso do espaço público.

O medo é outro

O senador Renan Calheiros agora apareceu com mais uma novidade: fazer contagem regressiva para em relação ao número de dias que faltam para o deputado Arthur Lira terminar o seu mandato como presidente da Câmara Federal. O tema tem servido de piada nas rodas políticas e nas redes sociais. Alguns sugerem que senador não tem o que fazer. Já outros afirmam que a conversa é outra “a proximidade do fim do mando de Arthur e a provável sua candidatura fortíssima ao Senado ou ao Governo, tem deixado Calheiros insone diante da real expectativa de ficar sem um mandato”

Bem avaliado, mas...

O governo Paulo Dantas em pesquisas realizadas recentemente está em situação cômoda de avaliação. Vem cumprindo as promessas de campanha, tem prestigiado lideranças políticas e investido nos municípios do interior, com programas de inclusão social. O mesmo não pode se dizer do seu entorno que insiste na falta de atenção e arrogância com relação a pessoas e até autoridades que procuram o chefe do Executivo.  Está na hora de o governador dá um freio de arrumação e aquietar esses “mequetrefes”, que só atrapalham.

Na bronca com Big Techs

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que acionará a advocacia da Casa para adotar as medidas cabíveis contra as chamadas big techs (grandes empresas de tecnologia como facebook, twitter e Google). “Houve muita pressão. Estamos colecionando relatos. Ameaças físicas, por meio das redes sociais. Independentemente do que cada deputado pense, as big techs ultrapassaram todos os limites da prudência”, disse ele, durante entrevista à imprensa.

Na opinião de Lira, a ação das empresas de tecnologia foi na prática o impedimento do funcionamento do Legislativo. “Você defender seu pleito, tranquilo, mas usar seus meios para cercear que outra parte se mobilize, isso não”.

Os melhores de Lula

O presidente Lula tem feito muitas críticas a vários de seus ministros, segundo revelou o site O Fato, de Brasília e cita alguns por inercia e outros por causa do viés midiático. No seu entorno as preferencias são pelos ministros da casa, como Rui Costa, (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação) – que segundo ele” carregam o piano nas costas”, O petista tem destacado sempre o trabalho de Flavio Dino (Justiça e Segurança), Camilo Santana ( Educação), Margareth Menezes ( Cultura) e Wellington Dias ( Desenvolvimento Social).  Os demais pouco são citados.

Pílulas do Pedro

Aprovação da administração de Abraão Moura em Paripueira, assegura sua reeleição. Não terá dificuldade.

 No Palácio do Planalto o nome em alta em todos os gabinetes em relação a Alagoas é apenas do deputado Arthur Lira. Os demais são figurantes.

Postado por Pedro Oliveira

Arthur Lira vai punir

30.04.2023 às 10:40


PARA REFLETIR - O preço que o homem de bem paga para não se envolver na política é ser governado por pessoas sem caráter


Arthur Lira vai punir

Em meio aos casos de xingamentos, brigas e bate-bocas com deputados na Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), pressionou os líderes das bancadas para controlar os parlamentares nas sessões de comissões e no plenário.

Lira quer advertência a deputados, com corte de salário e verba de gabinete, contra escalada de hostilidades. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende colocar um freio no que considera “excessos” na conduta de deputados em comissões e no plenário.

Lira vai punir II

A presidência da Câmara anda incomodada com as agressões verbais entre bolsonaristas e governistas especialmente em reuniões de comissões com sabatinas de ministros. A avaliação é de que as baixarias não mancham as imagens dos parlamentares individualmente, mas sim da Câmara. E Lira quer dar um freio nessas situações.

Em várias reuniões de líderes, o presidente já sinalizou que não vai impedir o direito de deputados falarem o que querem, mas que as falas - se desrespeitosas - podem ter consequências. Por isso, a ideia de dar um

exemplo. E punir três deputados bolsonaristas e três governistas para ver se o exemplo acaba com situações desse tipo.

Imposto para armas

Deputados do PT pretendem protocolar na próxima semana uma proposta que prevê a criação de um imposto sobre propriedade de armas de fogo, a exemplo do IPVA (sobre veículos), para financiar as ações de segurança nas escolas anunciadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).O Ipaf (Imposto sobre Propriedade de Armas de Fogo), da União, teria alíquota de 20% e seria anual. Autor do projeto, o deputado Alencar Santana (PT), diz que, assim que os ajustes forem concluídos, pretende procurar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir urgência na votação. “A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem”. Até que a ideia é boa.

O chá é grampo e o suco prego

O governo tem se articulado em busca de vislumbrar um nome para enfrentar o bem avaliado prefeito da capital, mas as dificuldades são imensas. Além da fortaleza eleitoral que reveste o alcaide, os nomes até agora apontados não têm densidade para ganhar uma eleição, que a cada dia se torna mais visível do enorme capital de votos do hoje ocupante do cargo. José Wanderley, Rafael Brito, Alexandre Ayres e até o folclórico “estrangeiro” George Santoro, (acho que este citado de brincadeira) não são capazes fazer frente, nem de longe, ao poder de votos de JHC. Portanto, que os governistas se preparem, pois, “o chá é grampo e o suco é prego”, adianta um vereador de Maceió.

O velho Zema

Não me espanta que o governador Zema tente vestir a roupa do Bolsonaro. Ele nunca imaginou um minuto que Minas Gerais é a terra de Tiradentes, de Tancredo Neves, é a terra da democracia. Então, não é possível que um governador de modo vil se alinhe à extrema direita para proteger terrorista. Para os que o conhecem, Zema se revelou Zema e não enganou ninguém, com essa história de Novo. Ele e seus comparsas.

Cunha definhando

Imaginei que o senador Rodrigo Cunha tivesse aprendido a lição de casa dada pelas urnas e pesquisas. A maior causa de sua derrota foi sua distância do eleitor e do próprio mandato ao optar pela obscuridade no plenário e corredores do Senado Federal.

Pra completar seu entorno tem criado muitos problemas de relações políticas o que o complica a cada lance.

Está mesmo a cada dia, definhando mais.

O grande embate

Eleições se aproximando e as composições se ajustando, traições acontecendo e começou o “pega pra capar” da roubada de votos e das trapaças do ambiente político tóxico.

Maceió e Arapiraca, no contexto, são as cerejas do bolo. No caso da terra de Manoel André é difícil que alguém apareça com capilaridade para roubar a cena de Luciano Barbosa. Já em Maceió o atual prefeito, pelo menos no momento leva em WO. Mas na verdade o grande embate vai ser travado em duas frentes lideradas por Arthur Lira e Renan Calheiros, os chefes maiores da nossa tribo.

Pílulas do Pedro

Briga entre blogueiros tira do ar a página do INSTAGRAN “Política Alagoana”.

O juiz Braga Neto, sendo o juiz Braga Neto.

Entidades do setor de bares e restaurantes aplaudem a abertura de ruas no passeio Vera Arruda. Corretíssimo 

Postado por Pedro Oliveira

Os novos pais da tragédia

23.04.2023 às 10:40
Jorge Vieira


PARA REFLETIR

“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”.  (Bertolt Brecht )


Os novos “pais” da tragédia

No dia 3 de março de 2018, um abalo sísmico na cidade foi o ponto de partida para uma investigação sobre o surgimento de rachaduras e afundamento do solo que atingiram os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol.

O tremor de terra mudou a geografia da cidade e a vida de cerca de 55 mil pessoas em cinco bairros. A empresa Braskem, comprovadamente responsável pela tragédia, foi a causadora de um dos maiores desastres socioambientais do país. Uma novela que se arrasta desde então com episódios envolvendo as famílias afetadas, muitas perderam tudo e algumas perderam vidas, governos que pouco fizeram, advogados pagos a peso de ouro, Ministério Público moroso, Justiça idem, até ações em Cortes Internacionais e políticos que nada falaram, na hora devida.

De repente passados cinco anos, aparecem então novos “pais” da causa da tragédia, com uma avidez mórbida por “justiça já”. Confesso que não entendi essa repentina, mas tardia ação. Daí esperar que aconteça tudo, inclusive nada.

Casa de Graciliano

Crime premeditado

Não importa que o prefeito de Palmeira dos Índios seja um aculturado, não é culpa sua se não teve a oportunidade de ter uma formação que o fizesse conhecer os valores históricos e culturais com os quais convivemos e devemos preservar, pode ser um tosco, mas não é burro (até sabido demais). Segundo publicado na imprensa, não apenas a estrutura física, mas objetos de grande valor histórico estão se deteriorando, no museu Casa de Graciliano, na cidade. O ato, comprovado, deve ser considerado crime contra o patrimônio público e histórico. Onde estão os promotores de Justiça do município? Alô Corregedoria do MP, vamos cobrar.

Maldade pura

Setores da imprensa caolha local insistem em criar uma onda irreal que o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, estaria no ostracismo e perdendo a expressão política. Pura inveja ou maldade mesmo. Na Secretaria de Infraestrutura Rui tem pautado uma agenda repleta de atividades, com programas na capital e muitas cidades do interior. Tem tido uma boa visibilidade na mídia, apenas não é de “fazer carnaval” por qualquer coisa. O governador Paulo Dantas o tem prestigiado e confia em seu trabalho, que certamente vai no caminho certo. Como diria o velho cronista de O Cruzeiro “os cães ladram e a caravana passa”.

Medicina seletiva

Está em estado terminal a situação por falta  de profissionais médicos no interior do país, pois os “doutores da vida”, após canudo na mão e o compromisso com o velho Hipócrates (ou Ἱπποκράτης, caso consiga pronunciar),  só querem saber de trabalhar no conforto das capitais e os pobres do interior que morram, claro que não são todos. A coisa chegou a um nível tão absurdo que na região Norte do Brasil, em estados da Amazônia, médicos especialistas cobram R$ 135 mil, por quinze dias de trabalho em cidades mais isoladas. A obrigação de pagar esse tipo de médico é dos governos federal e estaduais, que não o fazem aí o município que não tem recursos, assiste a morte da população.

Prefeitos fazem manobras, fogem da lei e se arriscam a uma condenação pelo Tribunal de Contas, mas vão deixar o pobre morrer à mingua?

Saúde, um direito de todos?

O SUS (Sistema Único de Saúde) paga hoje às prefeituras R$ 10 reais por consulta médica. Sejamos justos: qual o médico que vai se submeter a isso? Aí o município tem que completar, pois sua obrigação é com a baixa complexidade, só que a União e Estados não cumprem a sua parte na alta complexidade.

Para se ter uma ideia, uma empresa cobrou R$503 mil por um “combo” cirurgião, anestesista e obstetra por cada 20 dias em uma pequena cidade. A prefeitura recebe R$216 mil por mês para esse tipo de atividade médica, como fechar essa conta?

Programa “Mais Médicos” que o governo quer recriar é bom mais não resolve, pois paga apenas para a atenção básica, não inclui especialistas o que faz com que o problema persista. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi notificada do caos. Uma das saídas apontadas seria a criação de bolsas para jovens médicos residentes especialistas. Pode até ser.

Arthur Lira

O combate à Fake News

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reafirmou no Plenário que o projeto sobre o combate às fake news (PL 2630/20) será incluído na pauta de votações da última semana de abril. Ele disse ainda deverá discutir, na próxima semana, um acordo sobre os projetos que querem anular os decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para revisar o marco regulatório do saneamento.

O relator do PL das fake news, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), está negociando o texto com as lideranças e o governo. Os deputados deverão analisar o requerimento de urgência – que permite a inclusão do texto na ordem do dia e depende do aval de 257 deputados – para então votar o texto. No ano passado, a urgência foi rejeitada por 7 votos.

Lira defendeu a realização de um debate "amplo e claro" sobre o tema. "Não é justo para esta Casa que não tenha o seu direito de imunidade parlamentar estendido para as redes sociais; não é justo para esta Casa não ter como investigar quem planta terror na vida dos nossos filhos nas escolas; não é justo para esta Casa não debater temas de importância mais uma vez porque nós não teremos a solução deste problema se esse projeto não vier para o Plenário", disse.

Pílulas do Pedro

O presidente do IMA, Gustavo Lopes, profissional sério e competente, continua dando exemplo na administração do órgão.

O “bom” ministro Humberto Martins, enterrou de vez o voo das taturanas. Outras nascerão, com certeza. O ninho é prodigo.

Postado por Pedro Oliveira

O troco do mestre Arthur

15.04.2023 às 12:20
Câmara dos Deputados

PARA REFLETIR

Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral. (Abraham Lincoln)


O troco do mestre Arthur

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o “superbloco” formado por 173 parlamentares não é um instrumento de “chantagem” contra o presidente Lula (PT).

O novo grupo é formado por legendas de esquerda e de direita: PP, União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PDT e PSB.

Trata-se, também, de um “troco” de Lira ao bloco recentemente constituído por Republicanos, MDB, PSD, Podemos e PSC, a reunir 142 deputados.

“Eu fico, às vezes, me divertindo com as narrativas. Esse bloco que foi criado não é para fazer oposição ao governo, não é para fazer chantagem ao governo. Essas versões que são criadas não ajudam neste momento”, disse Lira a imprensa. A tendência é o bloco crescer e o poder de Arthur Lira também.

Haja mordomia

Quando a gente imagina que já viu de tudo na política, sempre aparece uma nova, principalmente na vertente da improbidade e da exploração explicita do dinheiro público. No pomposo e rico estado de Santa Catarina a vice-governadora Marilisa Boehm, contratou, através de seu gabinete, um grupo de funcionários para sua cozinha, de fazer inveja aos restaurantes mais badalados. Um cozinheiro receberá R$ 21 mil para trabalhar quatro dias, os demais membros da equipe da cozinha (4) receberão entre R$9 e R$ 11 mil. Todos os salários superam a média de vencimentos de todas as categorias do serviço público catarinense. A vice- governadp0ra ainda recebe casa, comida e roupa lavada. Espero que a moda não pegue.  E o povo que se ferre.

Volta à vida o IPHAN

que Bolsonaro destruiu

Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está desenvolvendo um projeto de longo prazo de revitalização de prédios localizados em centros históricos, com foco voltado à habitação.

Segundo Leandro Grass, presidente da autarquia, o programa está sendo validado pela Casa Civil e deve ser lançado até o final do mês. A ideia é ter um investimento de mais de R$ 1 bilhão para os próximos anos.

Em 2013, durante a presidência de Dilma Rousseff (PT), o governo federal criou o PAC Cidades Históricas, voltado a atender cidades com bens tombados pelo Iphan.

O governo Bolsonaro paralisou completamente um órgão da mais alta importância para a história e memória do país.

O exemplo de São Paulo

O governo estadual de São Paulo optou por responder à onda de ameaças e ataques a escolas sem dar ênfase ao policiamento armado e sem apostar na instalação de equipamentos de segurança como detectores de metal.

Foi anunciada a contratação de 550 psicólogos para atender escolas estaduais e de até mil vigilantes particulares desarmados, além do treinamento de professores para acolher alunos com problemas de saúde mental.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que acredita ser possível resolver o problema com o mínimo possível de mudanças na estrutura da escola.

Os Estados Unidos é um exemplo de que policiais ostensivamente e aparelhos para detectar armamentos não resolvem a questão e até agrava

Arivaldo Maia

Perto de completar 76 anos de idade e em plena forma, pendura as chuteiras o maior narrador esportivo da história de Alagoas, por vontade própria. Surpreendeu até seus companheiros de trabalho que apostavam em muitos anos ainda com sua presença no timaço da Gazeta.

Meu contemporâneo e amigo, começamos juntos na Rádio Sampaio de Palmeira dos Índios, ele no futebol e eu no jornalismo. Narrou grandes partidas e muitas Copas do Mundo. Profissional talentoso, recebeu inúmeros convites para levar sua voz inigualável, mas nunca aceitou deixar Alagoas. Um homem honrado e um ícone do rádio brasileiro.

Detran na linha certa

Tão logo assumiu a presidência do Detran, o engenheiro Marco Fireman implantou mudanças e com sua larga experiencia gestão de resultados vem a cada dia aperfeiçoando a autarquia e trazendo ações que aproximam a sociedade do importante órgão.  Fireman implantou sua marca por onde passou, aqui em Brasília, onde exerceu importantes cargos. É responsável, empreendedor e frente no quesito gestão pública de qualidade.

Alagoas de Lula

“O Brasil voltou”, garantiu o presidente Lula. O petista anunciou, ainda, que o programa Mais Médico vai enviar profissionais para 31 cidades de Alagoas e que o Bolsa Família transforma a vida de mais de 540 mil famílias alagoanas, injetando R$ 359 milhões/mês na economia.Nestes primeiros 100 dias de governo, trabalhamos incansavelmente para devolver dignidade e qualidade de vida ao povo brasileiro, em especial às 33 milhões de vítimas da fome. O Bolsa Família voltou ainda mais forte, com valores adicionais para crianças e adolescentes. Depois os políticos locais vão dizer que foram eles que conseguiram.

Criar Frente Parlamentar para defender poderosos do agro é fácil e “rende”. Quero ver criar Frente Parlamentar para matar a fome dos alagoanos.

O senador Rodrigo Cunha continua no mesmo marasmo e agora com seu entorno criando confusão.

Postado por Pedro Oliveira

Será o Benedito?

09.04.2023 às 08:40
Marcelo Camargo - Agência Brasil

PARA REFLETIR

“Políticos no Brasil não são eleitos pelas pessoas que leem jornais, mas pelas quais se limpam com ele”. 

Será o Benedito?

O prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, é o político com atividade mais longeva em Alagoas. Começou sua carreira como vereador de Maceió e foi presidente da Câmara, eleito deputado estadual também presidiu a Assembleia Legislativa, o caminho a seguir foi a Câmara dos Deputados e depois o Senado Federal. Não há um município no estado em que ele não tenha sido votado, alguns com menos outros com mais expressividade. Conseguiu muitos milhões para os cofres de prefeituras, ajudando as administrações e contribuindo para a eleição de aliados.

Já tinha idade para se aquietar, mas é teimoso e não suportaria o ócio e a inercia, ao ver o sangue da política parar de correr nas suas veias. Resolveu ser prefeito da Barra de São Miguel e deu um banho nos adversários.

Só não contava que pessoas muito próximas a ele, que se serviram a vida toda

de sua generosidade e do seu filho, deputado Arthur Lira, lhes aplicasse uma rasteira, traindo sua confiança e ferindo o seu coração.

Enfim, esse é o jogo político, onde se vende e se compra caráter e a vida segue em frente e amanhã quem sabe, será outro dia.

Os malucos de lá

Por acaso estão pensando que apenas nós brasileiros estamos fadados a ouvir asneiras e idiotices vindas do lado bolsonarista de ser? Olha essa pérola com a qual me deparei na audiência do outro aloprado americano Donald Trump.

Para a deputada Marjorie Taylor Greene, "Trump se juntará a algumas das pessoas mais incríveis da História se for preso hoje". Em uma entrevista ao vivo ao canal RSBN, ela comparou o ex-presidente à Jesus e ao ex-líder sul-africano e Nobel da Paz Nelson Mandela.

— Nelson Mandela foi preso, cumpriu pena na prisão. Jesus! Jesus foi preso e assassinado — afirmou a deputada, uma republicana da Geórgia conhecida por propagar teorias da conspiração e sugerir falsamente que os democratas apoiam a pedofilia.

Madames domésticas

O senador Renan Calheiros deu uma tremenda pisada de bola ao anunciar, nas redes sociais, sua disposição de encampar matéria, no Congresso Nacional, para que as donas de casa, passem a ter direitos sociais igualmente a qualquer empregado (a). Sua ideia, se aprovada, causaria a maior confusão. Caso o “empregador” não gostar do serviço, pode demitir por justa causa? Por outro lado, o índice de separação iria explodir.

Estive em uma reunião social, recentemente e as brigas já começaram, mesmo sem a aprovação da lei.

Um fiasco de show

O tempo está correndo e até agora não vi sequer uma palavra de quem de direito, sobre a irresponsabilidade empresarial dos realizadores do show de Djavan, no último fim de semana, que tentam jogar a culpa nos revendedores de ingressos, leia-se LS Entretenimento.  Pessoas ficaram feridas, algumas com sintomas de pânico, diante da superlotação de todos os espaços (até os considerados de primeira classe).

Um espetáculo que seria de grande magnitude, frustrado e com grande repercussão negativa.

É como se a cidade não tivesse ordem, leis e alguém para fiscalizar a cuidar da defesa do cidadão. As pessoas foram lesadas e quem paga a conta? 

Contendo as marés

A prefeitura de Maceió continua tocando em ritmo acelerado, as obras de contenção das marés, nas praias da cidade. Uma obra que tem pouca visibilidade, mas de uma importância grande, impedindo o avanço das águas e os graves danos na orla, coisa nunca acontecida anteriormente. Fui ver o trabalho realizado em plena madrugada e constatei. Somos a primeira capital no Brasil e adotar o sistema, que já passa a ser copiado em outros estados.

O “roubo” de Dilma 

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não devolveu seis bens recebidos em cerimônias no Brasil e no exterior que seriam da Presidência. Somados, os objetos valem R$ 4.873.

Em 2016, a Justiça questionou onde estavam 144 bens que Dilma recebeu entre 2011 e 2016, para que fossem devolvidos ao patrimônio da União. Três anos depois, a Presidência da República informou que todos os objetos foram encontrados, menos seis.

E os aliados do energúmeno não querem entender a diferença.

Pílulas do Pedro

O Procurador Regional Eleitoral Antônio Henrique de Amorim Cadete é hoje o destaque do TER/AL, por suas posições em defesa da moralidade

Os partidos políticos em Alagoas, literalmente têm “donos”. Para ficar tem que obedecer às ordens dos “chefetes”.. 

Postado por Pedro Oliveira

Inferno astral

01.04.2023 às 20:40

PARA REFLETIR

Bolsonaro chega ao Brasil. Começa seu inferno astral, que pode ser a cadeia.

Lira garante o piso da enfermagem

(BRASÍLIA) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou prioridade para três temas de interesse dos prefeitos ao participar na quarta-feira (29) da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Entre eles está o financiamento do piso nacional da enfermagem, aprovado pelo Congresso Nacional em 2022.

A Lei 14.434/22 definiu como salário mínimo inicial para a categoria o valor de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados, mas está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/22 prevê repasse estimado em R$ 9 bilhões anuais para cobrir despesas

Os prefeitos saíram animados com o empenho e a palavra do presidente Arthur Lira

Nova Brasil

Nasci praticamente dentro de uma emissora de rádio e assim foi minha primeira incursão na comunicação e não larguei mais. Sempre fui maníaco por rádio (ouvir) cuja paixão foi diminuindo à medida que as emissoras passaram a ser chatas, com músicas de péssimo gosto (é o que temos), e muita conversa fiada de locutores sem destino ou vocação para o ofício. As programações ficaram chatas. Deixei de ouvir rádio.

Há pouco tempo, um amigo me sugeriu: “ouça a rádio Nova Brasil” e assim fiz. Voltei ao tempo do rádio bom, com música de qualidade e uma programação muito legal. Hoje não ouço outra emissora.

No local sou fã do programa “mesa pra dois”, conduzido por nossa musa Liara Nogueira e seu parceiro Kaká Villaverde, com excelente equipe de produção.

Super recomento.

Renata Santos

A secretária da Fazenda, Renata Santos, ao assumir o difícil cargo, não surpreendeu aos que conhecem o seu trabalho. Líder super capacitada, domínio absoluto de finanças, planejamento e gestão pública moderna e eficiente. O governador Paulo Dantas está tranquilo e prestigiando o trabalho de Renata, no equilíbrio fiscal e na segura condução das finanças do estado. 

Rodrigo Cunha, o mesmo

O jovem senador entrou para a segunda metade do seu mandato e parece que continua o mesmo, sem visibilidade e ações no Congresso Nacional.  Foi-lhe dada uma nova chance de emergir das profundezas do obscurantismo e se não mudar radicalmente, sua postura e maneira de atuar, vai perder a vaga e apaga sua vida política. Candidato a prefeito de Maceió? Morre antes de chegar na praia.

Com a crise, o governo perde

(BRASÍLIA) -A crise instalada entre os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) em relação ao trâmite das medidas provisórias (MPs) levou o governo a adiar os planos de votação no Congresso Nacional. Sem acerto, o governo trabalha agora para que as medidas provisórias sejam votadas só em junho. São pelo menos 60 dias a mais do que os planos iniciais do governo.

Há ainda outras mudanças, já que nem todas as medidas provisórias serão votadas no prazo regimental obrigatório. Na briga entre Lira e Pacheco, foi o governo Lula que precisou recuar.

“Temos de reorganizar o calendário de votações no Congresso Nacional. Queremos um calendário até o final de junho para a votação de MPs”, disse Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.

Governo vai bem

O governo Paulo Dantas está apenas começando, mas já dá sinais que está no caminho certo. Formou uma equipe com a sua cara e tem sido intransigente na questão de resultados, delegando e cobrando diretamente de seus auxiliares.

É ele o protagonista de sua gestão e assim deve ser, para manter sua condição de liderança e independência, com responsabilidade.

O futuro...só Deus sabe.

Pílulas do Pedro

Os políticos de Alagoas não brigam pelo estado, mas por suas convicções e revanches aos adversários.

Planalto sinaliza que alguns ministros estão incomodando o presidente ao anunciarem obras e projetos sem consultar a Casa Civil. Vai ter bronca.

Postado por Pedro Oliveira

O princípio de insignificância

26.03.2023 às 11:40
Segunda Turma do STF - Divulgação


PARA REFLETIR

“Há 55 anos Artur Costa e Silva editou o AI5. Outro tiranete, Arthur também, quer rasgar a Constituição e baixar o LIRA AI 2,5, para fechar o Senado e usurpar nossas funções” (Senador Renan Calheiros, nas redes sociais)

Se a moda pega... 

Princípio da insignificância 

Caso não esteja caracterizada grave ameaça ou violência, o furto de um telefone celular pode ser enquadrado no princípio da insignificância. O entendimento é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que reformou decisão do Superior Tribunal de Justiça e concedeu Habeas Corpus para trancar ação penal contra um homem que furtou um aparelho de R$ 90.

A 5ª Turma do STJ havia determinado a execução da pena sob a alegação de que o objeto tem um custo superior a 10% do salário mínimo da época e por se tratar de um réu reincidente.

Segurem seus celulares, pois a moda pode pegar.

Nova delegada

A nova superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegada Luciana Paiva Barbosa é uma intransigente com a defesa do Meio Ambiente e assim demonstrou em sua primeira entrevista à imprensa local. Ela quer priorizar a integração com os diversos órgãos de combate à criminalidade ambiental. Mas espera-se da delegada muito mais: olhos e ouvidos na gestão do dinheiro público, nos crimes de colarinho branco e na bandalheira corrupta em órgãos da administração em geral.

Farra oficial

“Esse evento dos prefeitos encheu mais”, disse Joyce*, garota de programa de uma das boates de stripper mais conceituadas e caras de Brasília. A casa recebeu apenas quatro clientes na segunda-feira. Um dia depois, na data em que prefeitos de todo o país participaram de um encontro com o presidente Lula (PT) em Brasília, cerca de 50 homens lotaram o espaço. À noite, regada por bebidas caras, contou com o contraste nítido entre homens de terno e mulheres nuas; e o contraste mais tênue entre a política e a libertinagem.

O fato não é novidade em Brasília, sempre que acontecem eventos nacionais com políticos.

Corredor Vera Arruda

Moradores do Corredor Vera Arruda e adjacências estão apavorados com a possibilidade de a prefeitura de Maceió “rasgar” ruas sem saída, com a justificativa de trazer soluções para o trânsito local. A questão deve ser judicializada, com um final imprevisível. O prefeito JHC fica em maus lençóis, caso o projeto da administração saia vencedor.  Pode até desafogar o trânsito, mas com certeza vai perder muitos eleitores, que jamais esquecerão a maldade.

Renan x Arthur Lira

O senador Renan Calheiros (MDB) recebeu com constrangimento a decisão de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados,  que rejeitou  o  acordo com o Senado Federal que tinha como objetivo estabelecer um novo rito para as Medidas Provisórias (MPs). A proposta desenhada pelo Senado previa uma emenda à Constituição (PEC) que estabelecia a tramitação das Medidas Provisórias diretamente nos plenários das Casas, sem que os textos precisassem passar por uma comissão mista.

O senador se referiu a Arthur Lira, nas redes sociais, com adjetivos rancorosos, mas teve que contabilizar mais uma derrota política para o poderoso presidente da Câmara.

Sucupira é aqui

As agressões políticas, ameaças de morte e embates beirando a barbárie, o espetáculo de baixaria entre adversários estão se acirrando e dá a impressão de que voltamos ao “faroeste caboclo” de tempos atrás, quando se imaginava ser coisa do passado que tanto comprometeu o nome de Alagoas.

É preciso que o governo não perca o controle da segurança e que os políticos tenham serenidade e respeito ao povo alagoano.

Deputado Marx Beltrão pede “intervenção federal” na BRK. O parlamentar não possui assessoria?

Governador Paulo Dantas já surpreende a quantos duvidaram de sua capacidade de governar. Tem destino e vocação para o ofício. 

Postado por Pedro Oliveira

Marina Candia

18.03.2023 às 20:40
Itawi Albuquerque - Secom Maceió

PARA REFLETIR

“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”.(Philip Chesterfield)


De ruborizar Ali Baba

(BRASÍLIA) - No depoimento que deu à Polícia Federal (PF) o ex-ministro de Minas e Energia DE Bolsonaro, Bento Albuquerque , afirmou que não sabia qual era o conteúdo dos estojos que recebeu como presentes do governo da Arábia Saudita, e que ficou surpreso quando descobriu, após o flagra da Receita Federal, que se tratavam de joias avaliadas em quase R$ 17 milhões.

Bento Albuquerque foi o portador de dois conjuntos de joias fabricadas pela joalheria suíça Chopard. Um conjunto de joias masculinas, avaliado em R$ 400 mil, acabou passando pela Receita e está com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um outro conjunto, feminino, que tinha como destinatária a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi retido pela alfândega e está guardado pela Receita no Aeroporto de Guarulhos. Cravejado de diamantes, o conjunto é avaliado em R$ 16,5 milhões.

Bento Albuquerque depôs por videoconferência por cerca de uma hora e meia. Afirmou que não conversou antes com Bolsonaro a respeito dos presentes. E disse que não tinha conhecimento do conteúdo. Tão inocente, o menino!

Marina Candia

A jovem e talentosa esposa do prefeito de Maceió, Marina Candia, tem demonstrado, desde o início da gestão, que não está apenas cumprindo papel de primeira dama, como as demais, que vimos apenas cuidando de pautas sociais. A jovem Marina cumpre uma eclética agenda de trabalho, envolvida com projetos que têm contribuído para a aprovação positiva do trabalho de “JHCdopovo”, participa na linha de frente, liderando a equipe e ainda atua como “garota propaganda”, esbanjando beleza e simpatia, nas redes sociais. Com todos os predicados que possui, quem sabe não se alinha com outras mulheres na política. Tem destino e vocação.

Presepada parlamentar

O neo deputado Delegado Leonan (União Brasil) aportou na Assembleia Legislativa feito barata tonta ou como se diz “mais perdido do que cego em tiroteio”. Ninguém o preparou para o exercício da função parlamentar e sua atuação inaugural já serviu para memes e postagens nas redes sociais e imprensa. No primeiro dia de trabalho

levou tão a sério a “produção legislativa” que apresentou o absurdo número 187 proposições, para aprovação da casa, se colocando no topo do Livro dos Recordes,

É recomendável que o delegado/deputado contrate uma boa assessoria parlamentar para orienta-lo no desempenho do cargo.

Disse o parlamentar “Quero contribuir o máximo com novas ideias e adaptações da atual realidade alagoana, o que, se necessário, apresentarei modificações que for pertinente”. Calma, deputado, nem sempre quantidade não é qualidade.

Nada de CPI do golpe

(BRASÍLIA) - O presidente do Senado Federal,  Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não é possível instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro. A petição foi enviada em resposta a uma ação da senadora Soraya Thronicke (União-MS), que recorreu à Corte para que Pacheco instalasse a comissão.

Segundo a resposta do presidente do Senado, não é possível instalar a CPI com base no requerimento da senadora pois as assinaturas foram feitas na legislação anterior. Segundo o documento assinado pelos advogados do Senado, é preciso ratificar os apoiamentos.

“Desse modo, conclui-se não ser possível conferir ultratividade automática ao requerimento de criação de CPI protocolado ao final de uma legislatura, a fim de impor ao Presidente do Senado o seu recebimento para produzir efeitos jurídicos na legislatura subsequente”, destaca a petição.

Arthur Lira, Renan Calheiros, Isnaldo Bulhões valem por uma grande bancada, mas precisam ter consciência de que juntos poderão construir bem mais por Alagoas.

Abrahão Moura, vai se consolidando como a mais destacada liderança política da região Norte. Nas próximas eleições tem reeleição garantida e ainda vai influir em outros municípios.

Tudo em paz no Palácio República dos Palmares. Mudanças necessárias executadas e o governo segue trabalhando por Alagoas.

Postado por Pedro Oliveira

Genocídio na floresta

30.01.2023 às 10:20
Ricardo Stuckert


PARA REFLETIR

“Tragédia que se abate sobre os povos Yanomamis é genocídio e crime premeditado” (Presidente Lula)


Governo Bolsonaro queria acabar com o povo indígena

Ao ver as cenas chocantes , mostradas fartamente até mesmo na imprensa internacional, com indígenas esqueléticos, prostrados e alguns quase à morte por fome, inanição e doenças que se espelharam por toda a reserva Yanomamis, em Rondônia, chega-se à conclusão que tragédia que atinge uma população de quase 30 mil brasileiros, foi provocada intencionalmente para dizimar os povos originários que ali habitam e são, na verdade os donos da terra.

Lula: crime premeditado

“Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomamis, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro”, publicou o presidente Lula, nas redes sociais. Lula e comitiva com vários ministros estiveram em Roraima, para observar in loco a grave situação do povo indígena.

Lula reiterou que, em seu governo, “os indígenas serão tratados com dignidade”.

“Não haverá mais genocídios. A humanidade tem uma dívida histórica com os povos indígenas, que preservam o meio ambiente e ajudam a conter os efeitos das mudanças climáticas. Essa dívida será paga, em nome da sobrevivência do planeta”, completou o presidente.

Bolsonaristas criam fake

Sobre “índios venezuelanos”

Um dia após o governo federal decretaremergência em saúde pública de importância nacional no território Yanomami, sites bolsonaristas passaram a propagar a informação falsa de que a situação gravíssima não afeta brasileiros, e sim Yanomamis venezuelanos. A tese mentirosa é de que a fome e a miséria que vêm provocando a morte dos indígenas é culpa do governo comunista de Nicolás Maduro, e que os indígenas da Venezuela buscam atendimento de saúde no Brasil, país vizinho.

A noticia falsa foi logo rechaçada pela imprensa nacional, que logo veio a desmentir mais uma onda fake dos alienados bolsonaristas.

Esperando a morte chegar

A maior reserva indígena do Brasil, o Território Yanomami, vive uma crise sanitária e de segurança alimentar sem precedentes. O Ministério dos Povos Indígenas estima que ao menos 570 crianças tenham morrido de fome, desnutrição e contaminação pelo mercúrio em 2022.

A emergência humanitária é resultado direto dos cortes de recursos para a saúde indígena no governo de Jair Bolsonaro e da tomada das terras pelo garimpo nos últimos anos. O número de garimpeiros no Terra Indígena Yanomami passou de 20 mil em 2022, quase o tamanho da população de 28 mil povos originários na região.

"Nossos idosos, mulheres, crianças e jovens estão morrendo de contaminação de mercúrio."", denuncia Dario Kopenawa, vice-presidente da associação indígena Hutukara, uma das sete que representam as lideranças políticas locais.

"O governo Bolsonaro cortou recurso da saúde indígena e saúde do Brasil. Então isso enfraqueceu a desmobilizou bastante essa assistência da saúde pública

As culpas também da Justiça

Durante a pandemia de covid-19 e diante da inércia do governo federal, uma segunda ação civil pública foi ajuizada em 2020. Dessa vez, o MPF pediu que União, Funai, Ibama e ICMBio fossem condenados a apresentar plano emergencial de ações e respectivo cronograma para monitoramento territorial efetivo da Terra Indígena Yanomami. A ação também cobrou medidas para o combate a ilícitos ambientais e a expulsão de garimpeiros da região. No âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), a retirada de garimpeiros e a proteção territorial da Terra Indígena Yanomami é tratada na ADPF 709, ajuizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Acontece que diante da morosidade da Justiça brasileira as decisões são postergadas e o povo indígena segue morrendo.

Esta coluna é dedicada ao povo indígena Yanomami, vítima da insensibilidade humanitária do governo Jair Bolsonaro.

.

Postado por Pedro Oliveira

O dia em que Bolsonaro ameaçou a Democracia

21.01.2023 às 14:00
Marcelo Camargo - Agência Brasil

PARA REFLETIR

“Permitir que a subversão da democracia fique impune é estimular que ela se repita. É imperioso processar e punir Bolsonaro e seus próximos”. (Luiz Felipe Miguel – cientista político UnB)


É preciso não esquecer

O dia em que Bolsonaro ameaçou a Democracia

(BRASÍLIA) – Ouvindo de Luiz Felipe Miguel, professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília, sobre a tentativa de golpe do último domingo, comungo do seu pensamento e vejo um momento de gravíssima realidade e atentado contra a nossa Democracia. “Há muita gente para ser responsabilizada pelos atentados do 8 de janeiro em Brasília. Mas uma atenção especial deve ser dada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Foragido para os Estados Unidos desde o penúltimo dia do ano passado, ele tem reeditado seu comportamento costumeiro, que é falar pouco e sempre de maneira ambígua.

O capitão é covarde. Não assume a responsabilidade pelas suas decisões, o que prova que não é feito da matéria dos líderes políticos.

Na Flórida, Bolsonaro tentou se distanciar do 8 de janeiro.

Disse um protocolar “lamento” e classificou como “inacreditável”. Uma frase, seguida de um “mas” que justificava os vândalos.

Na semana passada, em vídeo que postou e logo apagou, o apoio aos golpistas era explícito. Assim como no discurso de sua tropa de choque.

Está cada vez mais claro que o plano do novo golpe contra a democracia brasileira partiu de Bolsonaro e de seu círculo íntimo.

O sucesso do Massayo Verão

O sucesso do evento Massayo Verão, realizado nos últimos dias, com certeza elevou o nome da capital aos quatro cantos do país, empolgou turistas e o público local, que aos milhares esteve presente ao calendário de shows ofertados em uma vasta programação. Destaco a impecável organização do evento, em todos os sentidos como montagem, decoração, segurança, divulgação e a lista de grandes nomes da música brasileira. O festival vai ficar na história e deixará todos com gosto de “quero mais”.

Simbolizando todos os profissionais envolvidos o faço no nome dos dois principais atores do magnifico evento: prefeito JHC e o secretário de Comunicação, jornalista Lininho Novaes.

Marcos Fireman

O novo presidente do Departamento de Trânsito do Estado, Marcos Fireman, tem uma longa história de gerenciamento e direção de órgãos públicos estaduais e federais. Atuou em Alagoas, no governo Teotônio Vilela, no comando da Secretaria de Infraestrutura, onde realizou uma marcante gestão de resultados positivos, em Brasília atuou em cargos da cúpula ministerial e também deixou sua marca de empreendedor. A convite do governador Paulo Dantas retorna a Alagoas e tão logo assumiu já iniciou mudanças proficientes no importante órgão de trânsito.

Esquentando os tamborins

O prefeito de Maceió (JHC) sabe que terá concorrentes fortes e o poderio de votos do Palácio do Governo, porém não demonstra evidência de receios do embate em 2024.

Exímio estrategista, tem se saído vitorioso em sua trajetória política e “conhece os caminhos das pedras”. Em sua eleição (2020) venceu um candidato forte, o

poderio econômico, o palácio do governo e a Assembleia Legislativa. O quadro se repete, só que com ele em vantagem, com avaliação de sua administração nas alturas, muitas obras e serviços para anunciar e uma frente de apoios bem maior. Dificilmente deixará a cadeira confortável, reservada para ele.

Bolsonaro :Prisão só depois

Mesmo já havendo razões suficientes para ser decretada a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro há consenso entre a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que o momento não seria adequado. O próprio Alexandre de Moraes não cogita expedir uma ordem de prisão neste momento.

A leitura da maioria dos integrantes da corte é que ter Bolsonaro atrás das grades agora, poderia tumultuar ainda mais o cenário nacional. Segundo a mesma fonte “o ex-presidente precisa ter todas as garantias do processo legal observadas”, ou seja, responder o processo e ter direito de se defender. No entanto a inexigibilidade deve ser tratada com mais antecedência. Segundo um ministro, a “situação da prisão pode se tornar irreversível, caso Bolsonaro atue diretamente para inflar novos atos golpistas à democracia brasileira”.

Desembargador Washington, no TRE

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para o biênio 2023/2025.

O ato solene aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e contou com a presença das mais altas personalidades do mundo jurídico e político. Personalidade muito influente na sociedade alagoana, fez lotar o auditório onde recebeu muitas felicitações.

“Farei uma gestão integrada e alinhada com magistrados e servidores, sempre pensando em uma Justiça Eleitoral mais próxima dos alagoanos, mais moderna e ainda mais transparente e acessível”, disse o desembargador em seu pronunciamento.

Postado por Pedro Oliveira


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]