Dólar com. R$ 3,19
IBovespa +0,14%
22 de outubro de 2017
min. 24º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Temer quer que deputados não compareçam à votação de denúncia
01/10/2017 às 20h16

Blogs

Vamos mudar o Brasil?


Que o país precisa mudar e que uma das formas para isso é alterando quem nos representa lá em Brasilia, isso nós concordamos. Porém esse caminho é o único? Devemos simplesmente trocar as pessoas para que o sistema funcione? Ao meu ver, não.

Acredito que podemos ajudar a mudar o Brasil com algumas ações e são elas:

1- Analisar os candidatos.

É clichê, eu sei. Porém, como mudamos o país se não pensamos e analisamos nem as pessoas que queremos nos representando? Esse é o primeiro passo, pense em quem você quer dar voz ativa na defesa de seus direitos.

2- Fiscalizar os eleitos.

Se você seguiu o primeiro passo e analisou os candidatos assim como suas ideias, provavelmente conhece as propostas dos que se elegeram. Aqui está, na minha visão, o grande dever do cidadão. Não podemos simplesmente escolher as pessoas e darmos a elas carta branca para falar por nós, isso não tem como dar certo em nenhum tipo de relação social, quanto mais politicamente. Os políticos devem saber que eles possuem uma responsabilidade, representar a população que o colocou naquele lugar e que essa mesma população está de olho.

3- Não fuja do debate

Não deixe de discutir algum assunto por preguiça de ter que explicar seu ponto de vista. Pode parecer besteira conversar sobre política com os amigos em um bar, a discussão que a novela das nove nos traz ou aquele post no facebook que tem mais de 100 comentários, mas é ai que formamos nossas ideias e analisamos pensamentos diferentes dos nossos. 

Aqui, temos a oportunidade de pensar no futuro e dos ideais que queremos para nosso país.

OBS: Nunca fuja da boa conversa, mas lembre-se de tomar cuidado com qualquer tipo de extremismo.

4- Junte-se a outras pessoas

Você já pensou, analisou e discutiu , nesse momento já sabe as coisas que quer defender. Então, por que não se unir a pessoas que querem lutar pelas mesmas causas que você? Vai desde a reunião de condomínio, à associação de moradores, a projetos voluntários, chegando a filiação no partido que mais combina com sua forma de pensar.

5- Candidate-se

Se for seu desejo, coloque seu nome à disposição, seja a sindico de seu prédio ou a deputado federal. Quem melhor que você mesmo pra lutar pelas causas que você acredita? Já imaginou se mais pessoas pensam como você? Bingo! 

O Brasil precisa de pessoas diferentes, ideias inovadoras e principalmente, comportamentos novos.


#pensarjovem por Cibele Moura

Graduanda em Direito, presidente da Juventude do PSDB da Barra de Santo Antônio

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]