Dólar com. 5.4604
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
12/08/2016 às 19h00

Cultura

Aluna da Ufal leva artistas de Alagoas para festival nacional no Rio

Alagoas estará bem representada no Festival Nacional de Cultura Popular Interculturalidades, que faz parte da programação cultural das Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, a partir desta sexta-feira (12) até o dia 18. A aluna da Ufal Lailla Brito está responsável por levar os grupos alagoanos que vão participar do evento.

Lailla Nayara Alves de Brito Soares é concluinte do curso de Economia e desenvolve trabalhos ligados à cultura popular e economia criativa. Este ano, foi convidada a ser a produtora cultural responsável pela participação dos seis representantes de Alagoas no Festival: Jorge Calheiros, Nelson da Rabeca, Zezo do Coco, Gurreiro Mestre Andre, Rogério Dyas e a Trincheira, além do grupo Fandango do Pontal.

De acordo com a aluna, é a primeira vez que Alagoas está representada com maior número de artistas. Em anos anteriores, apenas Nelson da Rabeca participou do Festival Nacional de Cultura Popular.  

Sobre o evento

A programação põe em diálogo as mais diversas expressões culturais do país que veiculam tradições constituídas no percurso multi e intercultural brasileiro. A proposta é trabalhar, em Niterói, Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, grandes manifestações e sabedores dos ciclos tradicionais da cultura popular como mestres e brincantes do Cavalo Marinho; do pífano; das bandas cabaçais; do maracatu; do samba do recôncavo baiano; das cirandas; do carimbó; do tambor de crioula; do cacuriá; da congada; do boi; da dança de São Gonçalo; das cavalhadas; da folia de reis; do reggae; do rap; do forró; da música e dança indígenas; da viola pantaneira; da poesia popular (repente, cordel); da chula, milonga, venarão; das quadrilhas, etc.

Em 2016, o projeto Interculturalidades abrange a temática ‘sabedorias e sabenças’ e seus desdobramentos, dialogando com o Festival Nacional de Cultura Popular e trazendo à tona discussões e diálogos sobre a institucionalização das formas e transmissão de fazeres e vivências, assim como a questão da acessibilidade nesse processo, abrangendo os âmbitos cognitivo, social e político.

Ações como Concerto Sinfônico, seminário sobre arte, mediação e ações inclusivas, shows, apresentações artísticas, workshops, rodas de conversa, debates, oficinas, palestras, exposições, mostra de cinema, performances, atividades de arte urbana, vão compor o Festival em um espaço de confraternização que é a Lona Intercultural montada nos jardins da reitoria da Universidade Federal Fluminense, em Icaraí, Niterói, RJ.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]