Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
27/06/2017 às 23h30

Cultura

Oficinas de artesãos do Agreste recebe sinalização nas casas-ateliê

Ação identifica oficinas dos artesãos como local de produção artesanal alagoana

Sinalização das oficinas permite que as pessoas encontrem onde está sendo produzido o genuíno artesanato alagoano - Foto: Kaio Fragoso

Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) finalizaram, nesta terça-feira (27), mais uma etapa de sinalização do projeto Alagoas Feita à Mão. Dessa vez, foram identificadas oficinas dos artesãos do Agreste do Estado, tornando o local marcado para o turista que passar pela região em busca da produção artesanal alagoana.

Ao todo, cinco placas de sinalização foram aplicadas. Entre os artesãos contemplados estão a mestra rendeira Maria de Clarice, de São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas; os mestres Zezinho, do município de Campo Alegre; Chico Cigano, de Batalha, e as oficinas dos mestres Raimundo e Antônio de Dedé, em Lagoa da Canoa.

Apesar do falecimento do mestre Antônio de Dedé, no último dia 16, sua casa permanece sendo celeiro de criatividade e talento em produção artesanal por meio de seus filhos, que deram continuidade ao trabalho artístico passado de geração em geração. O mestre artesão será homenageado no Espaço Janete Costa durante a 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada entre os dias 6 e 16 de julho, em Olinda.

“A ideia do mapeamento e sinalização das oficinas dos artesãos é fazer com que as pessoas encontrem com mais facilidade onde está sendo produzido o genuíno artesanato alagoano. Qualquer profissional que seja considerado artesão, sendo mestre ou não, pode ter as placas de sinalização em suas oficinas”, explica a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Além da entrega das placas de sinalização, a equipe de coordenação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Sedetur realizou visitas técnicas em cooperativas e propriedades de agricultura familiar nos municípios de Arapiraca e Taquarana.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]