Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/07/2017 às 17h20

Cultura

Paulo Jacinto realiza a 65ª edição do Baile da Chita nos dias 29 e 30 de julho

Equipe finaliza preparativos para a 65ª edição do Baile da Chita de Paulo Jacinto Ascom Secult

O Baile da Chita, realizado no município de Paulo Jacinto, chega este ano a sua 65ª edição. Para comemorar, a Prefeitura, com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza uma grande festa gratuita, com mostra de saberes populares, apresentações culturais e shows de grandes nomes da música regional. Os festejos acontecem nos dias 29 e 30 de julho.

A programação traz nomes como Luan Estilizado, Raphael & Gabriel, Forrozão das Antigas, Ana Lôbo, Banda Aero5 e Maciel Valent, que farão a alegria da população.

“A Festa da Chita é nossa referência cultural máxima. Imagine uma cidade que nasceu de um baile, de uma festa realizada por iniciativa popular. Foi assim que nasceu nossa cidade, antes Vila pertencente ao município de Quebrangulo”, explica a secretária de Cultura, Turismo e Comunicações de Paulo Jacinto, Clarissa Veiga.

Ela conta que, este ano, a prefeitura envolve diretamente a população na construção da festa. “O projeto de cenografia, assinado pela designer Christie Pedra, vai trazer as estampas do tecido que dá nome à festa brotarem pela cidade. Donas de casa, artesãs, decoradores e voluntários diversos trabalham na elaboração dos artefatos que vão decorar o Clube Cultural e Recreativo para o tradicional Baile, bem como enfeitar a cidade para receber o público da nossa grande festa”, destaca.

Para o prefeito Marcos Lisboa, realizar a 65ª Festa da Chita foi um desafio para a gestão. “Graças à parceria com o Governo do Estado, vamos conseguir presentear o paulojacintense e seus visitantes com uma festa em grande estilo. Nosso objetivo é que nesses quatro anos possamos reviver os grandes Festivais da Chita que realizamos em outros anos à frente da gestão municipal”, lembra.

Segurança e Apoio

Para manter o clima de tranquilidade típico da cidade e garantir a segurança na Festa, o prefeito Marcos Lisboa ampliou a já recorrente parceria com a Polícia Militar de Alagoas e garantiu efetivo policial extra junto ao Governo do Estado. “O governador Renan Filho tem sido parceiro do município em todos os momentos, garantindo obras de infraestrutura fundamentais aos nossos cidadãos, segurança e apoio na realização da nossa mais tradicional festa”, atesta o prefeito.

A Festa da Chita contará com estrutura de apoio, bombeiros civis, ambulâncias e equipe médica de plantão para atendimento imediato em casos de emergência.

Uma tenda de serviços será montada para campanhas de saúde e do serviço de assistência social do município. Atrelada a essa iniciativa, soma-se a distribuição de preservativos e a realização de um aulão de zumba no palco da Praça Multieventos.

Patrimônio Imaterial

O Baile da Chita foi reconhecido como bem de natureza imaterial pela Lei Estadual 7.720, de 18 de agosto de 2015, sancionada pelo governador Renan Filho. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Inácio Loiola

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, “é de grande importância preservar festas tradicionais e de grande relevância para o Estado, como o Baile da Chita, que reúne anualmente milhares de pessoas, desenvolvendo o potencial da cidade em diversos setores, principalmente os culturais”.

O Baile da Chita foi criado no dia 22 de julho de 1951, com o objetivo de tornar cidade a antiga Vila Paulo Jacinto, anteriormente Povoado de Lourenço, município de Quebrangulo. Seu nome surgiu devido ao fato do evento ser realizado logo após os festivos juninos, quando a cidade era enfeitada com adornos de chita. A festa é considerada um dos maiores eventos sociopolíticos da história de Alagoas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]