Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/07/2017 às 18h00

Cultura

Exposição de escola estadual será uma das atrações do Baile da Chita

Evento será realizado neste fim de semana (29 e 30) e promete movimentar município de Paulo Jacinto

Paulo Jacinto se prepara para mais uma edição di tradição Baile da Chita - Foto: Valdir Rocha e Ascom Paulo Jacinto

A Escola Estadual Deputado José Medeiros será uma das atrações do Baile da Chita, tradicional festa que movimenta o município de Paulo Jacinto todo mês de julho. Durante o evento, que está em sua 65ª edição e será realizado neste fim de semana (29 e 30), a escola vai expor em praça pública a produção de seus alunos da Educação de Jovens e Adulto (EJA) na modalidade ensino médio. A exposição acontece neste sábado (29), a partir de 15h.

A diretora-geral Cícera Araújo conta que a produção dos alunos é feita com material reciclável, sendo consequência do projeto Meio Ambiente Sustentável desenvolvido na escola.

Cícera também tem outro motivo para comemorar: nos últimos dois anos, duas ex-alunas da instituição foram escolhidas Rainha da Chita, dentre as quais, a coroada deste ano, a estudante Erika Vasconcelos, que concluiu o ensino médio na instituição em 2015.

“Esta festa é motivo de muito orgulho para os filhos da terra, pois nasceu nos anos 50 com o objetivo de arrecadar fundos para a emancipação do município. Apesar de não ter nascido aqui, sou paulo-jacintense honorária e tenho muito carinho por este município. E, para nós, é um motivo a mais de alegria ter duas ex-alunas entre as rainhas”, comenta.

O Baile

Criado em 22 de julho de 1951, o Baile da Chita é a mais tradicional festa do município de Paulo Jacinto. O evento foi criado visando angariar fundos para a emancipação política da antiga Vila Paulo Jacinto, até então pertencente ao município de Quebrangulo. A referência à chita se deve ao fato do tecido possuir grande poder de comercialização à época.

O ponto alto do baile é a eleição da Rainha da Chita. No início do evento, na década de 50, cabia às rainhas liderar a arrecadação de fundos para a emancipação. Eleitas pelo voto direto dos associados do Clube Recreativo Paulo-Jacintense e por uma mesa julgadora, as rainhas são jovens de 15 a 18 anos nascidas no município.

Livro

Em janeiro de 2016, outro ex-aluno da escola, o estudante Diego Silva Lima lançou a obra ‘Aquarelas para Luísa’, que tem como pano de fundo justamente a eleição da Rainha da Chita.

O Baile da Chita acontece neste sábado (29) e domingo (30), com diversos shows e exposições em toda a cidade. Para fortalecer a segurança do evento, a Prefeitura de Paulo Jacinto ampliou o policiamento, garantindo efetivo extra de policiais militares junto ao Governo do Estado.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]