Dólar com. 5.0131
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
05/08/2017 às 15h30

Cultura

Escola Silvestre Péricles prepara alunos para o Flipontal 2017

Foto: Divulgação

Em decorrência da aproximação da 1ª Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), a Escola Municipal Silvestre Péricles já prepara seus alunos e professores para a participação no evento, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Entre as atividades programadas na Flipontal, os estudantes da unidade terão espaços para expor todo o conhecimento apreendido sob a ótica literária da valorização da cultura local, tradições e preservação do meio ambiente, além de valores como respeito, paz e solidariedade.

Inúmeras ações foram pensadas por técnicos da Semed e gestores da escola. Na última quarta-feira, (02), a bióloga Virgínia Miller, técnica do Setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Seas) da Semed, proferiu palestras sobre reciclagem, reaproveitamento de materiais e assuntos correlacionados. Ao término, toda a turma se dirigiu às margens da Lagoa Mundaú, onde aprendeu, na prática, a relação do ecossistema local com a vida da comunidade. Na ocasião, dançaram o Toré, manifestação cultural indígena que une religião e dança.

Na sexta-feira, (04), os projetos Luz do Saber e Educação pela Paz promoveram, paralelamente, atividades lúdicas, oficinas e palestras durante todo o dia. Do lado de fora da unidade, o primeiro dialogava com os alunos acerca do uso consciente e seguro da energia elétrica e consciência ambiental, com o auxílio de livros, CDs e DVDs educativos. Em sala de aula, a escritora infantil Maristela Pozitano conversava com os alunos das turmas dos 5º anos sobre sua obra “O verdinho e a preservação do meio ambiente”, da qual serão extraídas frases para exposição na festa literária.

Para Maristela, ações simples como economizar água e separar o lixo podem colaborar significativamente para uma melhor qualidade de vida para todos. “Me sinto extremamente feliz em poder contribuir com o Educação pela Paz, especialmente para o Flipontal. As crianças aprendem de maneira simples a cuidar do meio ambiente e isso é muito positivo”, disse.

Enquanto isso, estudantes do ensino fundamental 2º ciclo – que integram o grupo de Jovens Ambientalistas do Pontal –, se reuniam para discutir preservação ambiental e conceitos de sustentabilidade. Todas as ações foram agrupadas em consonância com as propostas do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva e do Projeto de Coleta Seletiva nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió junto com as cooperativas.

“Trabalhamos de maneira transversal e interdisciplinar, reforçando o que esses jovens já aprendem em sala de aula. Acredito que, assim, faremos uma educação viva, que promova vida com qualidade e saúde. A Flipontal será uma excelente oportunidade para que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o lugar onde vivem, mas sobretudo para que o sentimento de pertencimento e identidade cultural seja reforçado”, colocou Virgínia Miller.

A partir do dia 14, o grupo teatral TrupEduque da Semed fará oficinas para alunos e professores a fim de trabalhar dicção, projeção, pronúncia e intonação de poemas e poesias na perspectiva de melhor prepará-los para recitais durante a festa Literária. A proposta da Secretaria consiste em integrar os projetos envolvidos com o objetivo de potencializar o espaço de aprendizagem, de maneira dinâmica, objetiva e lúdica.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]