Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
11/08/2017 às 21h00

Cultura

Imprensa Oficial realiza pré-lançamento de seis livros infantis

Títulos da nova edição da coleção Coco de Roda e o Mundo do Menino Impossível, de Jorge de Lima, serão apresentados nesta segunda-feira (14)

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos realizará nesta segunda-feira (14) a apresentação de sua nova safra de livros infantis. Durante a cerimônia de pré-lançamento dos produtos editoriais, o público poderá conferir o resultado dos títulos da próxima edição da coleção Coco de Roda e ainda a versão inédita do O Mundo do Menino Impossível, de autoria de Jorge de Lima.

O evento, programado para as 8h30, da sede da editora, reunirá autores e ilustradores que poderão descrever seus processos criativos para imprensa e convidados. A solenidade também será aberta ao público em geral.

“Com esses novos títulos infantis, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos reafirma sua missão de contribuir com a formação do público leitor, trazendo para o mercado editorial produtos de qualidade que prestigiam o talento dos artistas da nossa terra”, afirma Marcos Kummer, diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Vale ressaltar que o lançamento oficial dos livros da coleção Coco de Roda será realizado durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, programada de 29 de setembro a 8 de outubro, enquanto o lançamento oficial de O Mundo do Menino Impossível será realizado no dia 24 de agosto, na Academia Alagoana de Letras.

“Depois desses lançamentos é que os livros serão levados para as livrarias alagoanas”, diz Kummer.

O Mundo do Menino Impossível

A primeira edição de O Mundo do Menino Impossível foi publicada pela primeira vez em 1927, numa pequena tiragem de 300 cópias numeradas, ilustradas pelo próprio autor, colorizadas pelo seu irmão Hildebrando de Lima, também escritor.

A reedição do poema, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, traz novas ilustrações assinadas pela designer Chris K, com estilo mais arrojado, afinado com a linguagem infantil dos dias de hoje. Contudo a nova versão do livro infantil faz homenagem às antigas ilustrações, reproduzindo-as em parte de seu conteúdo.

O Mundo do Menino Impossível é um livro muito importante na obra de Jorge de Lima. Ele demarcou a entrada do poeta no movimento modernisma e o consequente rompimento com o estilo parnasiano de sua produção poética. As ilustrações do livro original marcaram também o início da incursão do escritor alagoano pelo mundo das artes visuais.

Jorge de Lima foi um dos mais ecléticos artistas brasileiros, destacando-se como poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor, pintor, médico e político. Nascido em União dos Palmares, em 1893, transitou por diversos estilos literários. Parte marcante de sua temática poética é dedicada à religião, mas também às questões sociais do Nordeste e às raízes africanas da cultura brasileira. Suas obras mais conhecidas são o romance Calunga (1935), Poemas Negros (1937) e A Invenção de Orfeu (1952), sem esquecer de mencionar o poema Essa Negra Fulô. Já a sua produção no campo das artes plásticas flertou com o surrealismo.

Coleção Coco de Roda

A coleção Coco de Roda já está em sua quinta edição, com 21 títulos publicados. Adotados por escolas públicas e privadas do estado, os livros infantis da Imprensa Oficial Graciliano Ramos primam por trazer historinhas com temáticas alagoanas, escritas por autores nascidos ou radicados em Alagoas. As obras são selecionadas por meio de edital, num processo democrático e transparente, sempre a cada dois anos.

Nesta edição, a Coco de Roda traz cinco obras inéditas: Uma amizade além do tempo, escrito por Marília Matsumoto, ilustrado por Ivan Ramos; Silvana, a baleia beluga, de Maryana Damasceno, com ilustrações de Daniel Aubert; O colar de pérolas de Cecília, de Fabiana Freitas, com ilustrações de Jean Carlos; Estrela raivosa, de Guilherme Miranda Ramos, com ilustrações de Cristiano Suarez; e Zé Muquém pegou o trem, de Luiz Antonio Caldas Filho, com ilustrações de Pedro Lucena. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]