Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/10/2017 às 17h50

Cultura

Imprensa Oficial promove noite de autógrafos com Sidney Wanderley e Juarez Cavalcanti

Autores de A Feira recebem seus leitores e convidados no estande da editora na 8ª Bienal

Sidney Wanderley e Juarez Cavalcanti, autores do livro A Feira e um dos lançamentos mais bem-sucedidos da Graciliano Ramos este ano - Foto: Ascom

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos está promovendo uma noite de autógrafos com Sidney Wanderley e Juarez Cavalcanti, ambos autores do livro A Feira – um dos lançamentos mais bem-sucedidos da editora este ano. O evento será realizado nesta segunda-feira (2), às 19h, no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, montado na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

A Feira é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa, terra natal de Sidney Wanderley. A obra apresenta os principais personagens e jogos de cena do comércio popular e seu ritual típico nas manhãs de sábado do interior. Repleto de referências literárias, os textos de Sidney Wanderley partem do local para o universal, conferindo humor e reflexão ao “caos buliçoso” e à “festa dos sentidos” tão característicos das feirinhas nordestinas.

Já o olhar de Juarez Cavalcanti se despe de qualquer romantismo, revelando uma feira tal como ela é, com abatimento de galinhas, frutas pisoteadas e cachorros devorando sobras no chão. Por outro lado, utilizando o recurso do close fotográfico, Cavalcanti desconstrói imagens, revelando detalhes visuais que passam despercebidos nos artigos típicos, criando novos grafismos e texturas que podem confundir o olhar e até causar estranheza no leitor.

Segundo a antropóloga Rachel Rocha, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), autora da apresentação do livro, esta é uma obra literária nada óbvia. “Os livros de fotopoemas geralmente não surpreendem. Página a página, cumprem a promessa ilustrativa de redundar a palavra escrita ou, ao contrário, de legendar imagens. A Feira não. É uma obra dentro da obra. Feito a quatro mãos, o livro traz todas as impressões digitais, emocionais e intelectuais de seus autores. Para os habituados à palavra fácil, aviso: nele há muita sofisticação; para os que olham de relance, previno: apurem a vista e voltem a olhar”, descreve.  

Gertrudesteinizando o sábado,
uma feira é uma feira é uma feira.
O mais, disse-me Proust em certa tarde,
é memória, madeleine e macaxeira.

De acordo com Sidney Wanderley, há anos ele mantinha guardados os escritos que deram origem A Feira. A seu convite, Juarez começou a desenvolver um ensaio fotográfico explorando o território da cor, ao invés do habitual preto e branco. Por sua vez, as imagens produzidas e, principalmente, a convivência foram estimulando o escritor a produzir novos textos e poemas. 

“Mas A Feira não é um livro de textos ilustrados por fotos nem um livro de fotografia complementado com textos. É mais apropriado dizer que se trata de um diálogo entre duas visões sobre o mesmo tema, traduzidas em diferentes linguagens, e que se mesclam numa sequência imprevisível. No prefácio, a antropóloga Rachel Rocha anota: 'tudo aqui surge numa inusitada revelação, como se desembrulhássemos presentes pela primeira vez’”, diz Wanderley.

Em consonância, Cavalcanti explica que o livro traz fragmentos da percepção, convertidos em palavras e imagens que expressam, além da abordagem autoral, um distanciamento crítico, sem ufanismos ou romantismos. “Divertida em alguns momentos, estranha em outros, a feira captada aqui não é só a dos autores do livro. Sendo um rito tão antigo quanto universal, ela está entranhada no imaginário de todos nós”, analisa.

Sidney Wanderley é poeta e escritor, autor de Nesta calçada (1995), Desde sempre (2000), Chuva e não (2009), Dias de sim (2012) e Cidade (2014). Juarez Cavalcanti é de Maceió, e, mesmo tendo vivido muitos anos no Rio de Janeiro, sempre apontou a câmera para suas origens. Expôs em várias mostras individuais e coletivas, fez edição para livros de fotografia e tem fotos em publicações especializadas. É autor de Coruripe: árvores da Mata Atlântica (2004, editora Tempo de Imagem), com texto de Xico Sá.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]