Dólar com. 5.1845
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
03/10/2017 às 22h30

Cultura

Crianças se divertem com brincadeiras tradicionais na Bienal

Crianças na Praça do Conhecimento na Bienal

As brincadeiras de criança, que divertiram gerações, foram retomadas na Praça do Conhecimento, espaço da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na 8ª Bienal Internacional do Livro, evento que acontece até o próximo domingo (08). Nesta terça-feira (3), durante todo o dia, o Departamento de Educação Infantil do órgão recebeu crianças no local.

De acordo com Érika Gama, técnica da Semed, as escolas da Rede Municipal trabalham o fortalecimento na relação adulto/criança e as brincadeiras mais primárias fazem parte desse processo. “Trabalhamos atividades como as cinco Marias, cama de gato, tatu quer entrar, pula elástico e pula corda. A reação de nossas crianças é surpreendente, porque eles passam a estimular a imaginação e o vínculo se torna mais próximo”, explicou.

Além desses sentimentos, Érika acrescenta que esse contato promovido pelas brincadeiras mais singelas também desenvolve o sentimento de respeito e aumenta a autoestima da criança. Ela esclarece, ainda, que esse processo surge desde o ambiente escolar. “Por esse motivo, até passamos a nos referir à sala de aula como sendo a de referência, para que a criança perceba que seu ambiente vai além daquele espaço formal”, reforçou.

Também técnica da Semed, Célia Cristina Monteiro era a mais animada para ensinar a brincadeira Cinco Marias, que consiste em jogar uma pedra para o alto e, em seguida, pegar uma outra que está no chão até colocar todas na mão. Durante a Bienal, a Praça do Conhecimento recebe, pelo menos 1.200 crianças em média, apenas das escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]