Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
04/10/2017 às 18h32

Cultura

Artistas lançam livros de cartuns e haikai na 8ª Bienal do Livro de Alagoas

Ricardo Mello e Samuca, autores das obras, estiveram no estande das Edições Bagaços e atraíram leitores

Jornalista o Ricardo Mello e o cartunista Samuca escreveram mais dois volumes da obra Hai kados, versão adulta da série Poeminhas - Foto: Flávia Matos

Falar sobre o cotidiano de um jeito leve e descontraído, focando principalmente nos dilemas e atitudes do dia a dia.  Foi com essa premissa que o jornalista o Ricardo Mello e o cartunista Samuca escreveram mais dois volumes da obra Hai kados, versão adulta da série Poeminhas. Os livros tiveram uma participação especial na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

A ideia das obras, segundo os autores, é empregar a linguagem mínima amarrada a ilustrações que, de maneira geral, criticam os males existentes na sociedade, a exemplo do egoísmo, falsidade e outras condutas humanas.

“Pesamos em uma obra que, em poucas palavras e traços, dialogasse entre si com humor e poesia. Por isso, tivemos como referência o haikai, pois, de forma sucinta e sugestiva, nos possibilita trabalhar diversos temas em apenas três versos”, conta Ricardo Mello.

Os livretos, que usam da linguagem dos hai kais para crianças, não deixam de fazer referência às críticas sociais importantes. Há, desta forma, um casamento entre texto e imagem, possibilitados não só pela linguagem verbal utilizada, como também pelos  traços cartunescos  expressivos presentes nos  dois volumes.

O secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, esteve presente em uma das noites de autógrafos e ressaltou a relevância das obras para a literatura local. Segundo ele, além de incentivar o leitor à reflexão, os livros são um convite para um olhar diferenciado ao cotidiano.

“É muito importante que a Bienal traga autores como Ricardo Mello e Samuca. Além da diversidade literária que as obras deles trazem para o evento, é importante salientar que as temáticas abordadas são significativas”, explica o secretário.

Para os leitores que quiserem adquirir ou conhecer um pouco mais sobre os autores e as obras, basta procurar o estande Bagaço. A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso até o próximo dia 8. A entrada do evento é gratuita. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]