Dólar com. R$ 3,295
IBovespa +0,34%
10 de dezembro de 2017
min. 23º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Incidência de Aids em presídios é 138 vezes maior do que média nacional
20/11/2017 às 15h20

Cultura

Pavimentação de acesso consolida o turismo histórico na Serra da Barriga

Assessoria

No dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), o governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para a construção do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, no Vale do Mundaú alagoano.

O governador afirmou que a obra vai abrir e pavimentar caminho para a consolidação do turismo histórico, étnico e cultural em torno da Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares. Ali viveram, entre 1597 e 1695, mais de 30 mil negros sublevados, grande parte fugida do cativeiro e que se autodeclarava liberta da escravidão, sob o comando de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em combate na Serra Dois Irmãos, em Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695.

"Esse é o último dia 20 de Novembro que se sobe a Serra da Barriga sem pavimentação. As obras começam imediatamente e rapidamente vamos terminá-las. Esse investimento visa aumentar o conforto para quem visita esse santuário histórico de Alagoas para o mundo. Zumbi defendeu a igualdade racial e por isso devemos exaltá-lo pela sua grandiosidade e luta", declarou Renan Filho.

A obra de implantação e pavimentação asfáltica terá 7,4 quilômetros de via, que vão integrar os serviços do programa estadual Pró-Estrada. Da parte urbana até a base da Serra, o trecho será em asfalto e dali até o platô, em paralelepípedos.

O Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), restaura e eleva a qualidade das rodovias estaduais e vias urbanas em mais de 60 municípios alagoanos. O Programa já percorreu e atuou em cerca de 700 km da malha viária com pouco mais de um ano de execução.

Solenidade

O governador chegou à Serra da Barriga por volta das 11h50 e foi recebido pelo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Silva. Eles depositaram flores no Memorial a Zumbi dos Palmares. A Polícia Militar de Alagoas prestou homenagem ao líder negro com salvas de tiro.

A solenidade reuniu grupos culturais e religiosos de matriz africana. A Serra da Barriga foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1986 e reconhecida como patrimônio cultural do Mercosul no último dia 11.

"Foi a partir do tombamento que o Brasil passou a respeitar mais os movimentos negros. No próximo ano, vamos apresentar na Unesco a proposta de transformar a Serra da Barriga em Patrimônio da Humanidade. Fico feliz em assinar essa ordem de serviço para fazer essa estrada de acesso porque a indústria que mais cresce hoje é o turismo.

Queremos, então, fazer desse local um local de visitação permanente para as pessoas saberem mais sobre a história e a cultura negras", afirmou o presidente da FCP.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o "Kil", afirmou que é necessário desenvolver entre os moradores de União dos Palmares o sentimento de pertencimento da Serra da Barriga.

"Precisamos dizer que a Serra é nossa. Vamos acabar com essa coisa de dizer que aqui em cima não existe nada para ser ver. A Serra da Barriga é um solo sagrado", afirmou Kil.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Moura; pelo secretário executivo de Estado da Infraestrutura, Victor Vigolvino; de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; pelos deputados estadual Ronaldo Medeiros e federais Ronaldo Lessa e Rosinha da Adefal; pelo superintendente de Operações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/AL), Iran Menezes, prefeitos de municípios da região, dentre outras autoridades.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]