Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/11/2017 às 15h20

Cultura

Pavimentação de acesso consolida o turismo histórico na Serra da Barriga

Assessoria

No dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), o governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para a construção do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, no Vale do Mundaú alagoano.

O governador afirmou que a obra vai abrir e pavimentar caminho para a consolidação do turismo histórico, étnico e cultural em torno da Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares. Ali viveram, entre 1597 e 1695, mais de 30 mil negros sublevados, grande parte fugida do cativeiro e que se autodeclarava liberta da escravidão, sob o comando de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em combate na Serra Dois Irmãos, em Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695.

"Esse é o último dia 20 de Novembro que se sobe a Serra da Barriga sem pavimentação. As obras começam imediatamente e rapidamente vamos terminá-las. Esse investimento visa aumentar o conforto para quem visita esse santuário histórico de Alagoas para o mundo. Zumbi defendeu a igualdade racial e por isso devemos exaltá-lo pela sua grandiosidade e luta", declarou Renan Filho.

A obra de implantação e pavimentação asfáltica terá 7,4 quilômetros de via, que vão integrar os serviços do programa estadual Pró-Estrada. Da parte urbana até a base da Serra, o trecho será em asfalto e dali até o platô, em paralelepípedos.

O Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), restaura e eleva a qualidade das rodovias estaduais e vias urbanas em mais de 60 municípios alagoanos. O Programa já percorreu e atuou em cerca de 700 km da malha viária com pouco mais de um ano de execução.

Solenidade

O governador chegou à Serra da Barriga por volta das 11h50 e foi recebido pelo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Silva. Eles depositaram flores no Memorial a Zumbi dos Palmares. A Polícia Militar de Alagoas prestou homenagem ao líder negro com salvas de tiro.

A solenidade reuniu grupos culturais e religiosos de matriz africana. A Serra da Barriga foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1986 e reconhecida como patrimônio cultural do Mercosul no último dia 11.

"Foi a partir do tombamento que o Brasil passou a respeitar mais os movimentos negros. No próximo ano, vamos apresentar na Unesco a proposta de transformar a Serra da Barriga em Patrimônio da Humanidade. Fico feliz em assinar essa ordem de serviço para fazer essa estrada de acesso porque a indústria que mais cresce hoje é o turismo.

Queremos, então, fazer desse local um local de visitação permanente para as pessoas saberem mais sobre a história e a cultura negras", afirmou o presidente da FCP.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o "Kil", afirmou que é necessário desenvolver entre os moradores de União dos Palmares o sentimento de pertencimento da Serra da Barriga.

"Precisamos dizer que a Serra é nossa. Vamos acabar com essa coisa de dizer que aqui em cima não existe nada para ser ver. A Serra da Barriga é um solo sagrado", afirmou Kil.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Moura; pelo secretário executivo de Estado da Infraestrutura, Victor Vigolvino; de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; pelos deputados estadual Ronaldo Medeiros e federais Ronaldo Lessa e Rosinha da Adefal; pelo superintendente de Operações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/AL), Iran Menezes, prefeitos de municípios da região, dentre outras autoridades.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]