Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
27/03/2018 às 10h00

Cultura

Artistas nipo-brasileiros mostram seus trabalhos durante festival em São Paulo

Com o tema Mottainai, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo, começa hoje (27) pré-evento do Festival Japonês XI Nikkey Matsuri, que trará obras de artistas nikkeis (denominação em língua japonesa para os descendentes nascidos fora do país) e convidados. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.

Entre os artistas plásticos convidados estão Yutaka Toyota e Kenji Fukuda. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa.

O pré-evento ocorre nesta terça-feira na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina. Haverá a abertura oficial de uma exposição de artes e de uma mostra de curtas com artistas nipo-brasileiros.

Organizada pelo coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental, a Mostra de Curtas-Metragens contará com 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada. Os curtas abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos.

A mostra de curtas será encerrada nos dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo. A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril. Ambas têm entrada franca.

Mostra Longas Premiados

Esta terça-feira (27) oferece mais opções de filmes gratuitos ao público. A última exibição da Mostra Longas Premiados acontece na Sala Itaú Cultural com duas sessões, às 18h e às 20h. O primeiro será Pela Janela, de Caroline Leone, e, em seguida, Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans.

A programação audiovisual ocorre durante todo o ano, ampliando a sua grade como mais um espaço dedicado ao cinema, com ênfase na produção nacional, exibindo filmes e outras ações formativas do audiovisual, sempre às terças-feiras. Em abril, apresentará filmes selecionados na edição passada do festival É Tudo Verdade, em parceria com a organização, e reprisará o filme vencedor deste ano.

Em maio, o tema escolhido pela curadoria incluirá filmes realizados em 1968, dando um panorama do que os brasileiros assistiram há 50 anos. Em junho, haverá mostra de cinema latino-americano, em parceria com La Clac Escuela de Cine - Eduardo Ruderman, de Buenos Aires.

Serviço

Mostra Longas Premiados

Dia 27 de março, às 18h

Pela Janela (Caroline Leone, Brasil/Argentina, 2017, 84 min, Ficção)

Classificação indicativa: 10 anos

Dia 27 de março, às 18h e às 20h

Arábia (Affonso Uchôa, João Dumans, 2017, 96 min, Ficção)

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 2 horas antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Serviço

11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês

Data: 7 e 8 de abril de 2018, das 9h às 18h

Local: Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô.

Entrada gratuita


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]