Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/03/2018 às 16h20

Cultura

Comitê Gestor da Serra da Barriga toma posse em Maceió

Posse do Comitê Gestor é mais um passo para que se realize um conjunto de ações para fomentar atividades culturais e turísticas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares - Ascom

O Comitê Gestor da Serra da Barriga tomou posse em Maceió (AL) na última terça-feira (27). O órgão tem como finalidade a promoção do turismo sustentável como indutor do desenvolvimento na região. Durante a ocasião, também aconteceu o lançamento do Dossiê da Serra da Barriga, documento que irá nortear as ações do comitê. A cerimônia ocorreu na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Depois do reconhecimento da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul, em 2017, a posse do Comitê Gestor é mais um passo para que se realize um conjunto de ações com intuito de fomentar as atividades culturais e turísticas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. No passado, o local foi palco da luta pela liberdade de centenas de pessoas que não aceitavam a escravidão, sob a liderança de Zumbi dos Palmares.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, ressaltou a importância do comitê. “É muito importante para Alagoas ter um comitê composto pela sociedade civil e poderes públicos para gerenciar a Serra da Barriga, que é Patrimônio Cultural do Brasil e do Mercosul. É uma oportunidade de unir forças em prol do desenvolvimento cultural e turístico do nosso Estado”, declarou a titular da pasta, que durante a ocasião recebeu a certificação como membro do comitê.

A gestão da Serra da Barriga é responsabilidade da Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Além dela, o Comitê Gestor será composto pelo Governo de Alagoas, Iphan, Prefeitura de União dos Palmares, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Já o dossiê tem edição bilíngue, em português e espanhol. A publicação reúne fotos, gráficos, mapas, informações históricas, dados geográficos, questões legais, aspectos culturais, religiosos e diretrizes de gestão.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]