Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
13/04/2018 às 21h00

Cultura

Alagoas Feita à Mão promove exposição artesanal indígena no Parque Shopping Maceió

Exposição será realizada em alusão ao Dia do Índio Kaio Fragoso

Os adornos feitos por membros de três aldeias da Xucuru Kariri podem ser conferidos a partir deste domingo (15), às 12h, em uma exposição no piso térreo do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. O evento promovido em alusão ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de Abril, integra as ações promovidas por meio do projeto Alagoas Feita à Mão, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),

“É importante mostrar que não somos invisíveis, mas sim nativos do Brasil. Quando Pedro Álvares chegou, já estávamos por aqui. É importante dizer isso”. É com essas palavras que Celestiano Silva, o Uácanã, da Tribo Xucuru Kariri da Aldeia Mãe Serra de Capela, localizada no município de Palmeira dos Índios, define a luta diária dos índios em Alagoas. 

Celestiano e seus oito filhos encontraram no artesanato uma forma de passar de geração para geração a tradição e cultura da tribo, que atualmente conta com 1559 indígenas aldeados. O artesão, por exemplo, aprendeu o ofício com o pai e produz peças como colares, cocares, luminárias, brincos, anéis, pulseiras, machadinhas, entre outras. 

Para a artesã e articuladora da tribo Xucuru Cariri, Graciliana Palmeira, o evento será um intercâmbio cultural entre os índios alagoanos, além da oportunidade de expor, divulgar e comercializar a produção indígena entre os alagoanos e também com os turistas. 

“É uma forma de conhecer os produtos, as artes, expressões corporais”, pontua Graciliana, afirmando ainda que “a abertura e o encerramento serão marcados ainda por apresentações do Toré”.

A exposição poderá ser visitada até o dia 22 de abril, das 10h às 22h, de segunda a sábado e no domingo, das 12h às 22h. As peças artesanais indígenas serão expostas no mobiliário utilizado nas feiras e exposições promovidas por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). 

O evento busca promover a comercialização da produção artesanal genuinamente alagoana.  Além do Parque Shopping, o evento conta ainda com parcerias como a Prefeitura de Palmeira dos Índios.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]