Dólar com. 5.2367
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
13/06/2018 às 21h30

Cultura

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió

Divulgação

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos publica, nesta sexta-feira (15), o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, organizado pela historiadora Irinéia Maria Franco. A obra cataloga documentações referentes à Arquidiocese da capital e será lançada às 10h, no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho, no Centro.

O arquivo da Cúria Metropolitana foi organizado em 1940 e tem por objetivo preservar a documentação histórica produzida pela Igreja Católica em Alagoas, especialmente da Arquidiocese, entre o período que vai do século 18 ao 21.

De acordo com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, o intuito é tornar acessível todo o arquivo da instituição para a sociedade alagoana. “Pela sua relevância histórica e cultural, a documentação sempre foi de interesse dos historiadores, dos genealogistas e da comunidade católica, uma vez que seu estudo contribui para elucidar o passado alagoano e brasileiro, assim como o papel do catolicismo e da instituição religiosa”, destacou.

Foi esse mesmo raciocínio que levou um grupo de pesquisadores a se dedicarem ao projeto. “Por conta de sua importância, o curso de História da Universidade Federal de Alagoas firmou uma parceria técnico-científica com a Arquidiocese de Maceió, com amplo apoio do arcebispo Dom Antônio Muniz, para que as disciplinas de estágio obrigatório do curso de Bacharelado e os projetos de pesquisa e extensão pudessem ser realizadas no acervo, tendo como contrapartida auxiliar na preservação, identificação e catalogação das fontes”, explicou a professora Irinéia Franco, que, desde 2011, esteve à frente do projeto, na coordenação da disciplina de estágio supervisionado e das atividades de tratamento e catalogação da documentação.

A docente relata que, devido ao imenso trabalho coletivo, surgiu a necessidade de apresentar o primeiro instrumento de pesquisa do acervo, o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió. Com ele, os usuários e pesquisadores podem conhecer a estrutura de funcionamento do arquivo e o mapa geral do acervo.

A obra também possibilita aos interessados pela história da Igreja e de Alagoas uma visão geral dos assuntos, tipos de documentação e períodos que abrangem o patrimônio, o que facilita o processo da pesquisa. A expectativa, segundo a historiadora, é de que, com o passar do tempo, os inventários das coleções e dos fundos também sejam disponibilizados ao público.

Para a concretização da obra, os trabalhos também contaram com a atuação do professor Filipe Caetano, responsável por ministrar aulas e coordenar projetos de pesquisa e extensão a partir do acervo. Dessa forma, foi possível envolver alunos da graduação e da pós-graduação, que trazem a público artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações com fontes históricas do Arquivo Metropolitano.

“Além da participação dos estudantes de graduação em História Bacharelado, que frequentam, semanalmente, o arquivo, temos o trabalho de estudantes voluntários e da assistente de Arquivo, Luiza Sahara da Silva Santos, que, com muita dedicação, atende ao público, auxilia nas pesquisas e no cuidado à preservação do acervo”, destaca Irinéia.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]