Dólar com. 5.4546
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
25/06/2018 às 19h30

Cultura

II Encontro da exposição –Nonada. é realizado no Complexo Teatro Deodoro

Palestras começam às 19h30, desta quarta-feira (27) com entrada gratuita

O sertão, seus fatos históricos, suas riquezas e belezas estarão em debate no II Encontro –Nonada., nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. A entrada é gratuita. 

A artista Juliana Pessoa receberá o professor de história da Ufal, Pedro Lima Vasconcellos, o professor de filosofia da Ufes, Fernando Pessoa, e a arte-educadora e produtora cultural, Alice Barros. O tema do encontro é Uma Reflexão do Imaginário Sertanejo da Exposição: os fenômenos históricos de Belo Monte, o ciclo do cangaço, literatura e artes visuais. Os palestrantes vão debater esses temas a partir da perspectiva da mostra.

A exposição –Nonada., da artista Juliana Pessoa, foi aberta em no dia 10 de maio  e fica em cartaz até 30 de junho, com horários de visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 20h; e aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições devem agendar visita guiada pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail: [email protected]

-Nonada. apresenta cerca de 60 desenhos feitos à mão com carvão, grafite, giz, pigmentos secos, argila, pólvora, papel e lixa em um papel simples. A curadoria é do professor da Universidade do Espírito Santo, Fernando Pessoa.

“-Nonada. surgiu a partir da leitura de uma série de obras, como Grande Sertão Veredas, inclusive a palavra Nonada é recorrente no romance do Guimarães Rosa, e também Os Sertões, O Quinze, A Pedra do Reino, vários autores nordestinos. A palavra Nonada indica uma coisa pobre, pequena, sem valor e, o interessante é que, muitas vezes, essas coisas têm muito mais valor do que a gente realmente considera. A palavra busca uma conversa com essa questão da coisa que é pobre, indigente, precária, mas que tem um potencial de reflexão, de criação, de vigor muito grande”, explica Juliana Pessoa.

A exposição –Nonada. foi selecionada por meio de edital aberto pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, para ocupar a galeria de arte do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A artista Juliana Pessoa possui graduação em Artes e mestrado em Filosofia, ambos pela UFES. Ela já realizou diversas exposições coletivas e individuais, dentre elas,Oba: entre deuses e homens, no Museu Capixaba do Negro, onde também organizou o seminário Nagôs e bantus: entre deuses e homens. Este ano, foi selecionada para expor na Semana da Cultura Brasileira, que ocorrerá em outubro, na cidade de Sófia, Bulgária; e na galeria de arte da UFF, em dezembro.

Serviço:

II Encontro –Nonada.

Quando – Quarta-feira (27/06), às 19h30.

Onde - Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

A entrada é gratuita.

Visitação da exposição– Até 30/06, de segunda a sábado, das 8h às 18h, às quartas, das 8h às 20h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h.

Mais informações sobre a artista http://pessoaypessoa.blogspot.com.br/

Acompanhe as ações da exposição em https://www.facebook.com/exposicao.nonada.1


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]