Dólar com. 4.9886
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
31/07/2018 às 11h57

Cultura

Cultura segue com inscrições abertas para três editais

Saurê Palmares, Centro de Maceió. - Pei Fon/ Secom Maceió

Democratizar e fomentar a cultura maceioense é o principal objetivo da política de editais exercida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Recentemente, mais três chamadas públicas destinadas à comunidade cultural foram lançadas: a primeira voltada ao projeto Ações Culturais para Cidade de Maceió; a segunda para o 27º festival de Bumba Meu Boi de Maceió, e a terceira para os eventos Saurê Palmares, Festa das Águas, Xangô Rezado Alto e Ginga Maceió.

Ações Culturais para Maceió

O “Ações Culturais para a Cidade de Maceió” é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Fmac, e o Ministério da Cultura, que tem o objetivo de descentralizar a agenda cultural da capital alagoana. A iniciativa irá selecionar 15 grupos culturais (música, folguedos, hip hop, teatro e circo) e quatro grupos de dança. Ao todo, será destinado um recurso no valor de R$ 21 mil para o projeto. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (03).

27º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió

Em 2019, será realizado o 27ª Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. A seleção dos grupos que se apresentarão nessa edição será feita por meio de um edital, lançado pelo Município no mês de junho. No total, serão R$ 80 mil destinados aos 20 grupos selecionados. Os interessados devem se inscrever até o dia 08 de agosto.

Já neste ano, o Festival de Bumba Meu Boi de Maceió será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no estacionamento do Jaraguá. Os participantes da 26ª edição foram selecionados por meio do projeto Cultura Popular em Movimento, iniciativa da Fmac que visa fomentar o calendário de atividades culturais da capital ao longo de 2018.

Saurê Palmares, Festa das Águas, Xangô Rezado Alto e Ginga Maceió

Outro edital que permanece com as inscrições abertas até o dia 08 de agosto é o que contempla os eventos de cultura afro-brasileira: os já tradicionais Saurê Palmares, Festa das Águas e Xangô Rezado Alto, e o Ginga Capoeira, que acontecerá pela primeira vez.

O Saurê Palmares é realizado desde 2013 e celebra, em Novembro, o mês da Consciência Negra. No mês seguinte, acontece a Festa das Águas, centenária celebração ao Dia de Iemanjá (08 de dezembro). Já o Xangô Rezado Alto é a celebração cultural em memória e em repúdio à Quebra de Xangô, que ocorreu em 1912, quando houve a destruição de terreiros das religiões afro-brasileiras em Maceió.

Compondo o calendário dos eventos de cultura afro-brasileira, o Ginga Capoeira é um projeto que tem a finalidade de promover rodas de capoeira em espaços públicos e a formação de núcleos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Inscrições

Para realizar as inscrições nesses editais, os proponentes devem apresentar suas propostas na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural, localizada na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, das 8h às 14h.

Confira os editais e seus respectivos anexos:

Ações Culturais para Cidade de Maceió 

27º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió 

Saurê Palmares, Festa das Águas, Xangô Rezado Alto e Ginga Capoeira 


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]