Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
16/08/2018 às 12h05

Cultura

Flijaça: Festa Literária leva moradores à Praça do Mirante

Rui Palmeira participa da abertura da Flijaça. - Pei Fon/ Secom Maceió

A comunidade do bairro do Jacintinho recebeu, na noite dessa quarta-feira (15), a primeira edição da Festa Literária do bairro, a Flijaça. O prefeito Rui Palmeira participou da cerimônia de abertura do evento, que é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em parceria com a Associação Cultural Alagoa do Sul. A Flijaça acontece no Mirante do Jacintinho até este sábado (18). Confira a programação aqui.

“Iniciamos as Festas Literárias pelo Pontal e Graciliano Ramos e agora chegamos ao Jacintinho,  um dos bairros mais populosos de Maceió. Atendendo ao clamor da comunidade, trouxemos esse grande evento. Nessa edição estamos homenageando Luiz Gonzaga e Ruth Quintella e como não podemos deixar faltar, teremos muita leitura, através de grandes autores alagoanos, além do ônibus da Estação Saber. Ainda teremos muitos shows, exposições, folclore e cultura”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O curador da Flijaça, Carlito Lima, explicou como foi a preparação para o evento. “A convite do prefeito Rui Palmeira, começamos a planejar a Flijaça. Um trabalho em conjunto com a Fmac, a Semed e os colégios da região. Foram seis meses de muito trabalho para chegar a este resultado, que contou com a participação intensa da secretaria de Educação que formou uma comissão executiva e contribuiu com todo o planejamento. Uma festa literária construída somente com recursos do Município”.

Para o titular da Fmac, Vinicius Palmeira, chegou a hora de comemorar. “É o momento do encontro da literatura com a comunidade, os grandes protagonistas do evento. A Flijaça veio para interagir com as escolas do bairro, com os alunos, com a comunidade. Um momento de muita alegria ao ver que a sociedade tem sede de cultura”, pontuou.

A coordenadora de programas e projetos educacionais da Semed, Virgínia Ferreira, ressaltou a importância da participação dos estudantes. “Nós estamos participando da Flijaça com 18 escolas do bairro. Os alunos irão trazer para a festa os trabalhos desenvolvidos por eles sobre os homenageados, Luiz Gonzaga e Ruth Quintella, e irão apresentar os resultados durante a festa literária. Por meio desse encontro com a literatura, desejamos deixar o legado do estímulo à leitura para as nossas crianças”.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]