Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/04/2017 às 13h20

Economia

Governo potencializa investimentos no turismo e enfrenta cenário de crise

Pesquisa revela que cinco novos empreendimentos foram instalados e dois ampliados em Alagoas que ainda é um dos estados mais competitivos do país para atração de novos voos - Kaio Fragoso

O turismo tem mais um motivo para comemorar em Alagoas mesmo com o permanente cenário de crise econômica que perdura no país. Um levantamento realizado na quinta-feira (20) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) revela que cinco novos empreendimentos foram instalados e dois ampliados do ano passado para cá, o que representa um aumento de 910 leitos disponíveis no Estado.

Atualmente, Alagoas possui 439 empreendimentos de hospedagem, entre pousadas, hotéis e hostels, totalizando mais de 31 mil leitos.

Somente em 2016, foram instalados os hotéis Waterfront, Acqua Suites e Tropicali Slim, em Maceió; e as pousadas Rangai, em Maragogi, e Vila Morena, em Porto de Pedras. Outros dois hotéis ainda foram ampliados: o Gran Oca Resort e o Hotel Praia Dourada, ambos em Maragogi.

Mesmo com a ampliação do número de leitos, o Estado conseguiu manter a taxa de ocupação hoteleira durante dois importantes feriadões de 2017, na comparação com as mesmas datas em 2016. Números da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) mostram que Alagoas apresentou uma ocupação de 90% dos meios de hospedagem ao longo do Carnaval e 83% na Semana Santa.

“Do ano passado para cá, tivemos a instalação de novos leitos e conseguimos manter o número da ocupação hoteleira nessas datas, o que significa que tivemos, em valores absolutos, mais turistas visitando o nosso Estado”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Atualmente, Alagoas tem 16 meios de hospedagens em construção. Empreendimentos como o Prodigy Beach Resort e o Riacho Doce Beach Residence, em Ipioca, e o Salinas Japaratinga adicionarão juntos cerca de 2.200 novos leitos em Alagoas até 2018.

Este movimento segue com mais captações de empreendimentos hoteleiros por parte do Governo do Estado, a exemplo do Hotel Porto Jatiúca que recebeu, no último dia 11, uma concessão de incentivos para se instalar. O hotel deve ficar pronto no segundo semestre de 2017 e promete gerar 260 novos postos de trabalho.

Estratégia

O aumento do número de turistas no Estado se deve, além das ações promocionais, a uma nova política pública adotada pelo Governo do Estado a partir de 2016. Novos voos foram captados em função da redução do preço do combustível de aviação em Alagoas. A medida reduz de 17% para 12% a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do querosene de aviação.

Na prática, a regulamentação posiciona Alagoas como um dos estados mais competitivos do país para atração de novos voos, por reduzir a carga tributária para o segmento, uma vez que o custo com o combustível representa 35% do valor gasto pelas companhias, o que acaba determinando a distribuição dos voos pelo país de acordo com a competitividade do ICMS praticado.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]