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14/12/2017 às 12h00

Economia

Preços de produtos natalinos sofrem alta, aponta pesquisa

Levantamento realizado pela Seplag traz as variações dos preços dos principais artigos da época

Pesquisa feita pela Seplag traz variações de preços na época natalina - Divulgação

Recheado de confraternizações e impulsionado pelo 13º salário dos trabalhadores, o período de festas natalinas é um dos mais esperados pelo comércio varejista. E foi justamente pensando em auxiliar os consumidores a economizar em meio a tantas opções, que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou um levantamento com os preços dos principais artigos procurados no comércio nesta época.

De acordo com a pesquisa, este ano, os preços dos produtos de decoração sofreram alterações em relação ao ano passado. Segundo o supervisor de pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio, os itens tiveram aumentos de, em média, 11,79%, com exceção da bengala, que apresentou alta de 32,11%, e da vela, que decresceu em 2,23%.

“O grupo de decoração é um dos mais visados pelos consumidores alagoanos, uma vez que as famílias sempre acabam comprando algum item para enfeitar a casa ou a árvore de Natal, que neste ano sofreu um aumento de 13,12%”, explica Sinésio.

No grupo de alimentação, por sua vez, os produtos da ceia natalina que mais sofreram aumentos foram as nozes (25,51%), o figo (25,26%) e a castanha de caju (21,29%). A alta, de acordo com a pesquisa, se deu por conta da variação do dólar, da oferta e do custo de transporte.


“Em geral, os alimentos exibiram crescimento médio de 8,55%, com exceção do lombo, da ameixa e da maçã, que sofreram deflações de 1,82%, 1,43% e 0,42%, respectivamente”, aponta o supervisor.

Já no grupo de bebidas, devido à elevação dos impostos, o aumento médio dos itens foi de 7,91%. Em relação ao ano passado, o vinho teve um aumento de 16,88%, seguido pelos itens aguardente (14,23%) e refrigerante (8,81%).


Presentes


E quem quiser presentear os familiares e amigos também deve ficar atento aos preços. Os dados do levantamento mostram que os itens do grupo de eletrônicos, por exemplo, aumentaram, em média, 6,41%, com destaque para o notebook (7,6%), o celular (7,08%), a televisão (5,92%) e os tablets (5,06%).

“Muitas pessoas também deixam para trocar os aparelhos nessa época do ano, devido aos lançamentos dos fabricantes, promoções dos comerciantes, ou mesmo ao 13º salário que é recebido nesse período. Com a demanda maior, os preços acabam se elevando também”, aponta Sinésio.

De acordo com a pesquisa, talvez as melhores opções para o bolso do consumidor sejam as do grupo de vestuário e de calçados, que não sofreram grandes variações, subindo, em média, 5,50% e 3,43%, respectivamente. No grupo de vestuário, a camisa masculina (11,21%) e o short feminino (10,55%) foram os itens que mais aumentaram de preço. Já no de calçados, as maiores altas foram o sapato feminino (9,39%) e o tênis masculino (9,10%).


“Já era de se esperar que os itens natalinos sofressem um elevação em seus preços quando comparados com os do ano anterior, a dica que damos é pesquisar bastante e com antecedência para conseguir os melhores produtos nos valores mais acessíveis”, explica o supervisor.

Para conferir a pesquisa completa, basta clicar aqui


Fonte: Agência Alagoas

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