Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
08/02/2018 às 19h20

Economia

Procon Alagoas dá dicas para quem vai viajar durante o Carnaval

Pacote de viagem é sempre uma das escolhas mais recorrentes dos consumidores nesta época do ano - Kaio Fragoso/Sedetur

A hora é de entrar na folia. A partir da próxima sexta-feira (9), inúmeros foliões já começam a embarcar no ritmo da festa do Rei Momo. E, para alguns a época também é ideal para realizar viagens e curtir a temporada em outras cidades, seja para aproveitar um destino turístico ou um bloco carnavalesco. Pensando nisso, o Procon Alagoas dá algumas orientações para evitar transtornos e dores de cabeça durante o período. 

Para o órgão estadual, o pacote de viagem é sempre uma das escolhas mais recorrentes dos consumidores nesta época do ano. Por isso, é importante primeiramente, verificar o custo e os serviços inclusos na oferta. Também é preciso redobrar a atenção no caso das promoções de passagem e pacotes anunciados online.

“Dê preferência às agências indicadas por algum conhecido e que possuam lojas físicas. É importante lembrar que dentro do pacote estão atrelados vários serviços, como passagens, reserva de hotéis, passeios, alimentação. Recomenda-se sempre manter diálogo com a empresa prestadora do serviço”, esclarece o assessor jurídico do Procon/AL, César Caldas.

Caso a agência não cumpra com tudo que foi oferecido na contratação do pacote, é válido entrar com uma reclamação no Procon. “Portanto, é muito importante guardar todas as notas fiscais e provas que nos ajudem a identificar a má fé do prestador de serviço. Guarde uma via do contrato datada e assinada, anúncios e folhetos publicitários”, complementa César.

Transportes

Para quem vai viajar de avião, em caso de atrasos ou cancelamentos é preciso procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia.

Segundo a resolução n°400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia deve disponibilizar acesso à internet e telefone para atrasos superiores a uma hora. Em caso de duas horas, o passageiro pode exigir alimentação. Mais de quatro horas, a companhia precisa oferecer hospedagem quando houver necessidade de pernoite.

No caso dos ônibus, a desistência da viagem precisa ser comunicada com até três horas antes do embarque. O passageiro que não fizer declaração de desistência perde o direito ao reembolso, mas fica mantida a validade do bilhete para remarcação ou transferência em até um ano.

Tanto para viagens aéreas ou terrestres é importante identificar a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino. Amarrar laços ou lenços ajuda a reconhecer a bagagem.

Aqueles que presenciarem alguma irregularidade devem entrar em contato com o órgão por meio do telefone (151), Whatsaap (82-98889-6619), Facebook, Instagram (@proconalagoas) ou comparecer presencialmente para registrar a reclamação.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]