Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/03/2018 às 17h00

Economia

Produção brasileira de chocolate será tema de audiência pública

Marcos Santos/USP Imagens

A produção de chocolate no Brasil será debatida nesta quarta-feira (21) em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O tema será abordado em dois momentos: em um painel pela manhã, às 9h, e um à tarde, às 14h. Os debates contarão com a participação de pesquisadores e produtores de cacau e de chocolate, além de representantes de associações do setor.

No Brasil, para que um produto seja comercializado como chocolate deve conter 25% de cacau em sua composição, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um projeto de lei (PLS 93/2015) que tramita no Senado estabelece o aumento do percentual mínimo de cacau no chocolate de 25% para 35%. Em outros países, o valor varia de 32% a 35%. A proposta é da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que pediu a realização da audiência. De acordo com a parlamentar, o objetivo do texto é estimular a cadeia produtiva brasileira.

— Com esse percentual de 35% de amêndoa de cacau, nós entramos no padrão do mercado internacional e podemos exportar nosso chocolate com uma competitividade maior — afirmou a senadora.

Convidados

Para participar do primeiro painel, foram convidados o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Guilherme Moura, o pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) Antônio Cesar Costa Zugaib,  o diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau, Lanns Almeida, o secretário-executivo da Associação Cacau Sul Bahia, Cristiano Santana, e o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeronimo Rodrigues.

A segunda parte do encontro deverá contar com a presença do presidente da Costa do Cacau Convention Bureau, Marco Lessa, do presidente da Associação do Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, do diretor-executivo do Centro de Inovação do Cacau, Cristiano Villela, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonsêca.

Os debates serão realizados na sala 13 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. As audiências terão caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe: 

http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania:

www.senado.gov.br/ecidadania

Alô Senado (0800-612211) 


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]