Dólar com. R$ 3,689
IBovespa -1,52%
22 de maio de 2018
min. 26º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Maduro é reeleito em eleição questionada pela oposição
16/05/2018 às 07h58

Economia

Feirão do Imposto 2018 ocorre nos dias 19 e 20 de maio

Promovido anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e por seus parceiros nos estados brasileiros, o Feirão do Imposto 2018 ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio de 2018.

Com o tema “Pague 2 leve 1 – menos discursos, mais eficiência no uso dos impostos”, em alusão aos impostos abusivos praticados no Brasil, o evento ocorrerá em Alagoas no estacionamento do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, Maceió.

O Projeto Feirão do Imposto

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos.

A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.

Resultados

A Conaje, os movimentos estaduais e os parceiros na realização do Feirão do Imposto já conseguiram alcançar importantes resultados para reduzir a carga tributária brasileira, além de conscientizar, a cada ano, uma grande parcela da população.

Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.

Em agosto de 2014, também foi sancionada a Lei Complementar 147/1, que universaliza o acesso ao Simples Nacional ou Supersimples. A lei prevê a unificação do pagamento de oito tributos cobrados pela União, estados e municípios das micro e pequenas empresas. Conhecida também como Lei da Micro e Pequena Empresa, a medida foi apoiada desde o início pela Conaje, que participou das articulações desde o lançamento do projeto até a sanção da lei complementar.

Como funciona

O Feirão do Imposto tem sido desenvolvido por meio de ações e atividades de alerta como venda de combustíveis e itens alimentícios com impostos subsidiados, exposição de produtos com e sem valor de impostos, sorteio do direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos com tributos totalmente subsidiados, corridas, happy hour, instalação de impostômetro etc.

A meta também tem sido, a cada ano, aumentar o número de atividades e envolver novos parceiros no projeto para revelar ao público qual é a realidade do sistema tributário brasileiro e o impacto na vida de cada pessoa.

Em Alagoas

O Feirão ocorre desde 2014 em Alagoas e para 2018 a meta é aumentar o número de municípios envolvidos na ação e assim aumentar o número de pessoas sensibilizada por essa temática.

Antes do Feirão do Imposto, Alagoas contará com dois eventos promovidos pelo CJE AL: CJE Inspira e Empreendedor Em Pauta, nos dias 17 e 18 de maio, respectivamente.

O Empreendedor em Pauta consiste em um bate papo especialistas e profissionais do empreendedorismo para discutir um dos 7 pilares do Índice das Cidades Empreendedoras (Ambiente regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a capital, Inovação, Capital Humano) com a finalidade de difundir as oportunidades existentes e promover melhorias.

Já o CJE Inspira tem como público alvo jovens que ainda não deram iniciam às atitudes empreendedoras em suas vidas, contando assim com palestras em faculdades e universidades para difundir o empreendedorismo nos mais variados cursos. As apresentações são feitas voluntariamente por profissionais renomados de diversas áreas.


Fonte: Ascom CJE AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]