Dólar com. 5.2508
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
06/02/2018 às 22h20

Entretenimento

Coach renomado alertou a Globo sobre equívocos em "O Outro Lado do Paraíso"

Divulgação/Globo

O Conselho Federal de Psicologia criticou abertamente a novela O Outro Lado do Paraíso pela exposição de técnicas de coaching pela personagem Adriana (Júlia Dalavia).

Agora, foi a vez do Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, comentar o caso. “No início de janeiro, começaram a aparecer algumas cenas em que a Adriana fazia comentários que não tinham a ver com coaching”, disse o especialista, em entrevista à Cristina Padiglione (UOL).

“A coisa começou a ficar complicada quando ela começou a fazer comentários em outras cenas, dando a entender que curava traumas, o que só um psicólogo pode tratar. E comentei com outros colegas que precisávamos enviar alguma coisa para Globo, para avisar que isso já é uma questão de saúde pública, não cabe ao coach. A gente então não tinha conhecimento de que isso era um merchan (do IBC - Instituto Brasileiro de Coaching). Quando foi na sexta, fizeram aquela lambança em rede nacional, a menina afirmando uma série de coisas que não tem absolutamente nada a ver com coaching. O coach age no planejamento estratégico de vida, desenhando presente e futuro, quais são os recursos que eu tenho para chegar onde eu quero. Nada a ver com referência a situações passadas, nada a ver com situações emocionais, nada voltado para uma questão de saúde. A questão está sendo colocada de forma deturpada porque, ali, é uma questão de saúde pública”, esclareceu França, que enviou à Comunicação da emissora a carta reproduzida abaixo - divulgada por Padiglione - no último dia 18. A Globo ainda não comentou a polêmica.

Ref.: Capítulo 17/01 O Outro lado do paraíso – Coaching

Prezada Cintia,

Gostaríamos de pedir a atenção em relação a um tema colocado de forma equivocada durante uma cena do capítulo da novela O Outro Lado do Paraíso, exibido na última quarta-feira (17). Na cena, a personagem Adriana (Julia Dalavia) explica técnicas que poderia utilizar para descobrir mais informações sobre a personagem Duda (Glória Pires).

Na conversa, a personagem afirma ter feito “curso de coach” e diz ser “um método onde se estabelece uma relação com o cliente em função de um objetivo. Existem algumas técnicas para descobrir dados, motivações. Tudo em função de uma cura interna. A gente usa, inclusive, a hipnose”.

Ainda que a novela seja uma obra de ficção, esse texto da personagem traz informações equivocadas sobre o coaching, seu real significado e aplicação.

Ao falar que a personagem Adriana fez “curso de coach” já aparece o primeiro erro. Coach é o profissional que aplica o coaching e não a metodologia em si. No entanto, o principal problema está na afirmação de que o processo pode utilizar a hipnose. O maior desafio que temos hoje é justamente mostrar as diferenças para as pessoas entre coaching, psicologia, terapia, consultoria, programação neurolinguística e hipnose. Coaching é um processo de planejamento estratégico do indivíduo para que ele possa sair de onde está no presente e chegar aos objetivos que quer alcançar no futuro, sem falar, em momento algum, de passado ou utilizar qualquer técnica como a hipnose. Em nenhum momento está ligado ao passado.Trata-se de uma metodologia que trabalha o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.

Tratar o coaching dessa maneira e associar a atividade à hipnose pode, em nossa opinião, induzir profissionais da área a atuar de maneira equivocada com psicologia. Além de ilegal, isso se tornaria um problema de saúde pública, o que é extremamente preocupante.

Em outro momento do diálogo, a personagem ainda garante que “poderia descobrir tudo sobre essa mulher”, outro erro perigoso. O coach é retratado como um manipulador, o que definitivamente não pode ser associado a esse profissional. O foco do coaching é fazer com o que o indivíduo amplie seu autoconhecimento e encontre em si mesmo as respostas que precisa para melhorar e desenvolver habilidades, sempre olhando para o presente e para o futuro.

Em um mercado onde existem tantos pseudos profissionais e institutos, é delicado colocar em uma novela de amplitude nacional informações sem fundamento que deturpam o real significado do coaching. Imaginamos que o assunto ainda voltará nos próximos capítulos. E justamente por isso acreditamos ser importante esclarecer ao público esses pontos.

Seguimos à disposição caso necessitem de um auxílio mais aprofundado para transmitir essas ideias à audiência de maneira mais clara e efetiva. Como uma organização de coaching séria, há mais de 15 anos no mercado, nosso único interesse é informar didaticamente o papel de um profissional da área e a metodologia.

Atenciosamente,

Sulivan França(*)

Presidente da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching

Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching(IAC), além de Master Trainer por meio da International Association of NLP Institutes.





Fonte: Planeta TV

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]