Dólar com. 5.0304
IBovespa 0.58
18 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda
22/03/2017 às 20h00

Esporte

Beach Games: Maceió recebe 250 atletas de 13 países para jogos

Maceió recebe 250 atletas de vários países para a segunda edição do International University Beach Games. Foto: Edição 2015 realizada em Aracaju / Fotojump

Maceió foi escolhida para sediar a segunda edição do International University Beach Games, competição de praia internacional que será realizada entre 27 de março e 1 de abril na orla da Pajuçara. O evento receberá 250 participantes de oito países – Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, México, Uruguai e Colômbia -, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), naturais de cinco países da África: Benim, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e Camarões.

Os alunos-atletas competem em quatro modalidades: beach hand (handebol de areia), beach soccer (futebol de areia), beach volleyball (voleibol de praia) e beach tennis (tênis de praia).

Para promover o destino Maceió e todos os atrativos naturais, culturais e gastronômicos que a cidade oferece, a CBDU divulgou para várias federações universitárias internacionais o vídeo “Experimente Maceió”, que faz parte do programa de marketing que Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) tem feito para alavancar o turismo na capital. Algumas federações, como da Alemanha, chegaram até a divulgar o material em suas redes sociais.

Para o secretário Jair Galvão, isso aumenta ainda mais a visibilidade do destino, que se consolida também como uma opção não só para o turista que busca lazer, mas também para o mercado de eventos. “Para Maceió é um grande privilégio poder sediar a segunda edição do International University Beach Games, evento que consolida Maceió como um importante captador e receptor do turismo de eventos, e, nesse caso, eventos esportivos, segmento que contribui com a questão da sazonalidade, alavanca a ocupação hoteleira e movimenta a economia por meio da geração de renda para quem trabalha nesse setor”, afirma o Galvão.

O EVENTO

A Liga do Desporto Universitário (LDU) de Jogos de Praia foi criada em 2011 pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e vem realizando suas competições anualmente desde então. O sucesso do evento foi grande, tanto é que, em 2015, ele teve sua primeira edição internacional, que foi realizada em Aracaju.

“Há oito anos a CBDU iniciou um novo projeto, que são os Jogos Universitários Brasileiros de Praia, atendendo a uma demanda dos atletas que praticam modalidades que se desenvolvem no ambiente de areia. Com o sucesso desse evento no Brasil, o projeto foi apresentado para a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), que deu direito ao Brasil de sediar as cinco primeiras edições internacionais para, em seguida, o evento rodar o mundo”, explica Luciano Cabral, presidente da CBDU.

A ESCOLHA DE MACEIÓ

Segundo Cabral, a escolha de Maceió para a realização do evento se deu pela boa estrutura da cidade para sediar os jogos, além do grande potencial de divulgação da competição pelo mundo, graças à beleza da orla da capital alagoana.

“Maceió foi eleita a sede da segunda edição do International University Beach Games por possuir condições extraordinárias de realizar um evento de praia. O espaço na orla da Pajuçara é perfeito, assim como o clima e as belezas naturais da cidade, e, além disso, a logística, com a rede hoteleira voltada para o mar, são alguns dos atrativos que tornam a cidade uma excelente opção”, disse o presidente da CBDU.

Ainda segundo ele, a capital vive um grande momento de fluxo turístico e a parceria com o Município . “Outro fator também fundamental para a escolha foi a parceria e o apoio que recebemos da Prefeitura de Maceió. Temos em Maceió um cenário perfeito para mostrar ao mundo um evento com a assinatura do Brasil, já que a cidade possui um dos litorais mais bonitos do planeta”, afirma Chaves.

BRASIL NOS JOGOS

Nesta segunda edição do International University Beach Games, o Brasil será representado por universidades do Estado de Alagoas e pelas equipes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e São Paulo que foram vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016 em Aracaju.

QUEM ORGANIZA

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), e conta com a parceria do Ministério do Esporte, da Onza, que produz uniformes esportivos, e da Prefeitura Municipal de Maceió através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).


Fonte: Ascom Semptur

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]