Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
09/06/2017 às 21h30

Esporte

COI propõe escolha simultânea das sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028

A Assembleia-Geral do Comitê Olímpico Internacional (COI) debaterá e votará nos próximos dias 11 e 12 de julho, em uma sessão extraordinária em Lausanne, na Suíça, se as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 serão escolhidas de forma simultânea em setembro deste ano, em Lima, no Peru. A informação é da EFE.

Paris e Los Angeles, cidades que apresentaram candidaturas para 2024, disputarão agora as duas edições, anunciou hoje (9) o presidente do COI, Thomas Bach. A Comissão Executiva do COI, reunida hoje em Lausanne, estudou um relatório elaborado por seus quatro vice-presidentes recomendando à assembleia escolher as sedes de forma simultânea, um movimento sem precedentes na história olímpica. A sugestão foi aprovada por unanimidade.

"O grupo de trabalho formado pelos quatro vice-presidentes do COI [o espanhol Juan Antonio Samaranch, o australiano John Coates, o chinês Yu Zaiqing e o turco Ugur Erdener], considera que a coincidência de duas grandes cidades, dois grandes países, duas candidaturas entusiastas que promovem o espiríto olímpico, é uma oportunidade de ouro para os Jogos e para o COI", disse Bach em entrevista coletiva.

"Esse julgamento coincide com o da Comissão de Avaliação das Candidaturas. As duas cidades abraçaram a Agenda 2020, sobretudo no que se refere à redução de custos. Por essas e por muitas outras razões, a Comissão Executiva aprovou por unanimidade recomendar a concessão ao mesmo tempo dos Jogos de 2024 e 2028", anunciou.

Se a proposta for aprovada, Bach considera que o COI lançará um sinal muito claro de estabilidade para a opinião pública. "Assistimos a uma concorrência fascinante entre Paris e Los Angeles. É difícil imaginar algo melhor", completou.

Sobre as compensações para a sede que ficar com o evento em 2018, o presidente do COI afirmou que pode haver algumas mudanças nos contratos e nas condições, mas que isso é um assunto para o futuro.

Únicas candidatas

Paris e Los Angeles são as únicas candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2024, após a desistência de suas três rivais - Hamburgo, Roma e Budapeste - por decisões políticas ou dos cidadãos em referendos.

Preocupado com a falta de cidades interessadas em organizar o evento, o COI começou a sinalizar no início do ano a possibilidade de dividir os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 entre Los Angeles e Paris, reformulando, enquanto isso, as formas e condições para a escolha das sedes.

A opção de Paris ficar com os Jogos de 2024 e Los Angeles de 2028 é a mais provável. Na última quarta-feira, o presidente da candidatura norte-americana, Casey Wasserman, admitiu que não há um "agora ou nunca" para que a cidade organize as competições.

Segundo o presidente do COI, será apresentada uma situação invejável para as duas cidades. "É ganhar ou ganhar. Nenhuma corre o risco de ser derrotada", destacou.

Desde o processo de escolha para os Jogos Olímpicos de 1988, quando capital coreana Seul venceu a cidade japonesa de Nagoia, o número de candidatas nunca tinha sido tão pequeno.

A candidatura de Paris indicou desde o início que gostaria de sediar apenas os Jogos de 2024., já que a Vila Olímpica planejada não pode ficar quatro anos parada. Os apartamentos serão vendidos para a população e a entrega dos imóveis já está programada para logo depois das datas de competição.

A assembleia do COI é formada por 95 membros. Se eles aprovarem a proposta feita hoje, Paris e Los Angeles serão escolhidas como sede das duas próximas edições dos Jogos Olímpicos em evento marcado para ocorrer no dia 13 de setembro, em Lima, no Peru.


Fonte: Agência Brasil com Agência EFE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]