Dólar com. 5.2475
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
13/06/2017 às 09h32

Esporte

Estudantes da rede estadual de ensino brilham intensamente no judô

Prática de judô tem levado estudantes da rede pública estadual a brilharem em campeonatos nesta última semana - Foto: José Demétrio

Estudantes da rede pública estadual brilharam em três campeonatos de judô nesta última semana, conquistando medalhas na etapa infantil dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e na segunda etapa do Alagoano de Judô, garantindo vagas nos Brasileiro Sub 15 de Judô. Além disso, Igor Vieira, da Theonilo Gama, foi 5º lugar no Brasileiro Sub 18 em Lauro de Freitas, Bahia, e Kamilly Souza da Silva, aluna da Escola Estadual Irene Garrido, foi ouro na XI Edição do Campeonato Brasileiro Regional das Ligas de Judô, categoria Sub 15, disputado nos dias 9 e 10 de junho em Garanhuns, Pernambuco.

No Jeal, a Escola Estadual Theonilo Gama, do bairro do Jacintinho, foi a campeã do judô masculino no Jeal, com cinco medalhas – três ouros e duas pratas – na competição. As medalhas foram conquistadas por Matheus Cauã da Silva, ouro na categoria Super Ligeiro; Wesley Patrick da Silva, ouro no Meio Leve; Luiz Filipe Alves, ouro na categoria abaixo de 44 kg; Wendell Cauã Lima, prata no Meio Médio e Pedro Davi da Silva, prata na categoria Ligeiro.

Na rede estadual, além das cinco da Theonilo Gama, também conquistaram medalhas os judocas Vitor Moura, da Escola Saturnino Souza (ouro no médio masculino); Mariana Silva, da Escola Alberto Torres (ouro na categoria 58 kg feminino); Tiago de Araujo Silva, da Escola João Paulo II (ouro na categoria abaixo de 53 kg,) e Jaiany Silva, da Escola Professor Moacir Teófilo, de Arapiraca (bronze no leve feminino). Todos os medalhistas de ouro da competição garantiram vaga na etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorre no mês de setembro em Curitiba.

Os professores presentes ao evento avaliaram de forma positiva o judô do Jeal 2017. “Competimos com cinco atletas, todos com ritmo constante de treinamento e todos tiveram medalhas”, informa Ricardo Sérgio, coordenador do judô na Theonilo Gama. Com alunos medalhistas tanto entre as escolas particulares quanto públicas– dentre os quais, Mariana Silva e Tiago de Araujo – o professor Isaac Lourenço tem muito a comemorar. “Este ano, os meninos se superaram. Agora é voltar ao tatame, para termos um bom desempenho nos Jogos Escolares”, revela.

Alagoano

A Theonilo Gama foi também 1º lugar no masculino no Alagoano de Judô, disputado este fim de semana no Colégio Marista. Foram 12 medalhas – nove ouros e três pratas – e ​dois atletas classificados para o Brasileiro Sub 15 de Judô.

Ainda no Alagoano, também conquistaram medalhas alunos das escolas estaduais Maria das Graças de Sá Teixeira, Saturnino Souza, Moacir Teófilo, Dom Constantino Luers, dentre outras.

O presidente da Federação Alagoana de Judô (Faju), Antônio Milhazes, avalia de forma positiva estes resultados, pois são frutos de projetos sociais empreendidos com alunos da rede pública e que contam com o apoio da federação.

“Estes projetos promovem a inclusão social, pois, por meio do esporte, trabalhamos a disciplina, cobramos bom desempenho escolar e focamos na promoção da qualidade de vida. Além disso, também descobrimos talentos do esporte”, destaca Milhazes. Dentre os projetos que contam com a participação de alunos da rede pública está o “Guerreiros”, na sede da própria Faju, no Feitosa, que atende 106 crianças e adolescentes, dentre as quais, estudantes das escolas estaduais Maria das Graças de Sá Teixeira, Erotildes Saldanha, Fernandes Lima, Miram Marroquim e Manoel Simplício.

Conquistas

O ano de 2017 está sendo especial para o estudante Luiz Filipe Alves, da Escola Estadual Theonilo Gama. Tricampeão do Jeal, ele conquistou vaga para o Brasileiro Sub 15 e, no mês de abril, foi ouro no Brasileiro Regional de Judô, em Aracaju, onde derrotou o atual campeão Pan-​americano, o potiguar Max Breno. Ele atribui o êxito a uma rotina intensa de treinos e disciplina.

“Perdi peso, treinei bastante e continuei com o mesmo ritmo de estudos. O judô me ensinou muitos valores, como respeito e humildade, e me mostrou a importância da família”, disse o garoto.​


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]