Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/10/2017 às 22h00

Esporte

Brasileiras participam de desafio internacional contra o sexismo no esporte

O sexismo no esporte é o tema do desafio internacional 100 Mulheres, que promove esta semana, no Rio de Janeiro, discussões e propostas para combatê-lo, usando a hashtag #TeamPlay (em tradução livre, Time do Jogo).  A iniciativa mundial, promovida desde 2013 pela empresa de comunicação pública britânica BBC, visa a debater os problemas que atingem as mulheres e promover a igualdade de gênero, além de homenagear mulheres inspiradoras durante aproximadamente um mês. Este ano, pela primeira vez, o desafio busca soluções para a desigualdade.

Participam da lista de homenageadas e das atividades propostas nove brasileiras: a ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica Adriana Behar, a nadadora de 93 anos Nora Ronai, a jogadora de futebol Beatriz Vaz e Silva, a remadora olímpica Fernanda Nunes, a treinadora de futebol Claudiannny Drika, as estudantes Ana Luiza Santos de Andrade e Luiza Travassos e ainda a rapper MC Soffia e a diretora da organização não governamental (ONG) Think Olga, Maira Liguori.

Integrante da equipe da BBC Brasil, a repórter Renata Mendonça explica que está sendo gravado um documentário com as participantes do desafio, além de reportagens para TV, rádio e o site da companhia britânica.

“O Brasil acabou de sediar dois grandes eventos esportivos, é muito conhecido no mundo inteiro por ser o país do futebol e, ao mesmo tempo, dá muito pouca atenção ao futebol feminino e aos esportes de mulheres. Então, vamos com uma equipe inteira da BBC para esses países, para pensar junto com especialistas o que a gente pode fazer para mudar isso. O grande desafio é propor uma solução. Pode ser uma coisa muito pequena, [como] um aplicativo, uma campanha”, explicou Renata.

Ontem (23), a discussão foi em São Januário, o estádio do Vasco, onde Marta começou a jogar aos 14 anos. Hoje (24) foi feito um programa de rádio e, no sábado, o encerramento do desafio será com uma partida de futebol.

Preconceito no esporte

Para Adriana Behar, que lidera a Comissão de Mulher no Esporte dentro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as mulheres enfrentam muitas barreiras para iniciar, permanecer e se profissionalizar no esporte. “Dentro do esporte ainda existe discriminação, barreiras que dificultam a entrada à prática esportiva feminina, depois a permanência de mulher no esporte e, consequentemente, o desenvolvimento das competências e habilidades físicas técnicas também de mulher dentro do ambiente de alto rendimento”, afirma.

De acordo com ela, dentro do ambiente esportivo ainda existe muita discriminação e preconceitos, como considerar que esporte é uma atividade para os homens, que força física e competição são atribuídas ao sexo masculino e que o esporte masculiniza o corpo. Adriana relata que a diferença de tratamento entre homens e mulheres é muito comum no mundo esportivo, chegando à misoginia e objetificação do corpo das atletas.

“Dentro do meu ambiente, passei por um processo dentro do voleibol de praia, que era uma modalidade nova, onde a gente teve que questionar. O número de duplas na competição feminina era menor do que o número de duplas na competição masculina, a premiação inicialmente era menor para as mulheres do que para os homens. No crachá da competição a foto do atleta masculino era ele com o uniforme, da atleta feminina era a foto do corpo inteiro, mostrando a bunda dela, uma foto estática do corpo, não era pegando a bola nem nada assim”.

Ela destaca também que as mulheres têm menos investimento em patrocínio e espaço para transmissão de competições. “O investimento de patrocínio e de qualquer tipo de verba [é] mais voltado para homens do que para mulheres. Em estudos feitos somente referentes aos Jogos Olímpicos de Londres, a exposição na mídia para a mulher é muito mais voltada para o seu corpo, para as questões de símbolo sexual, objetificação do corpo, do que de suas competências”.

A ex-jogadora ressalta que, além das iniciativas específicas para o esporte, é preciso mudar a forma como a sociedade como um todo trata as mulheres. “O mundo todo passa por isso, o desafio não está só dentro do esporte, está em todas as áreas”, afirmou.

Desafio 100 Mulheres

O desafio 100 Mulheres 2017 começou no Vale do Silício, nos Estados Unidos, de 2 a 6 de outubro, com o tema da inserção das mulheres na área de tecnologia e a hashtag #TeamLead (Time da Liderança). Do dia 9 a 13, foi a vez de Nova Délhi, na Índia, com o tema analfabetismo feminino e a hashtag #TeamRead (Time da Leitura). Na semana passada, o desafio ocorreu em Londres, na Inglaterra, e em Nairobi, no Quênia, discutindo a segurança no transporte público, com a hashtag #TeamGo (Time que Vai).

A lista inicial montada pela BBC contém 60 nomes de mulheres inspiradoras. Os outros 40 nomes serão escolhidos entre sugestões enviadas durante o mês do desafio. Ao todo, 30 mulheres já foram incluídas, chegando a 90 nomes, que podem ser conferidos no site da BBC.

Entre as homenageadas estão a astronauta norte-americana Peggy Whitson; a presidente do Chile, Michele Bachelet; a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf; a dançarina trans chinesa Jin Xing; a capitã da seleção feminina de futebol inglesa, Steph Houghton; e a psicóloga social de Harvard Amy Cuddy.

O público pode participar dos debates pelas redes sociais, usando os marcadores @BBC100Women e #100Women. Mais informações podem ser obtidas no site da BBC e nas redes sociais.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]