Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
21/02/2024 às 08h15

Esporte

Arapiraca receberá 2ª edição da “Corridinha para o Futuro” no dia 24

Evento promovido pelo TRT-19, MPT/AL, com apoio do Fetipat, Secria e da Prefeitura de Arapiraca, chama atenção para o combate ao trabalho infantil

A cidade de Arapiraca receberá, no próximo dia 24 de fevereiro, a 2ª edição da “Corridinha para o Futuro”. A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), tem o objetivo de chamar atenção para a necessidade de combater o trabalho infantil. As atividades acontecerão a partir das 14h30, no Lago da Perucaba.

A corrida terá a participação de cerca de 200 crianças de comunidades carentes da região, inscritas previamente com apoio da Organização Não Governamental Manoel Teles Solidário e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Arapiraca (CMDCA). O evento conta com apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat).

Também são apoiadores desta edição da Corridinha para o Futuro, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) levará a estrutura do Mundo Cria, na qual serão disponibilizados serviços como cadastro no Cartão CRIA, atividades de psicomotricidade, recreação, distribuição de kits odontológicos, entre outras dinâmicas. Já a Prefeitura levará o programa Viver Melhor, com ações de mutirão de limpeza e iluminação, recreação, lanches saudáveis e premiação para os participantes da corridinha.

De acordo com o juiz do Trabalho Emanuel Holanda, um dos gestores do Programa Trabalho Seguro no TRT, a iniciativa é fruto de uma parceria entre Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. “No ano passado, realizamos a primeira edição na Orla Lagunar do Vergel do Lago, em Maceió, e foi um sucesso. Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que o importante pra criançada é se divertir, correr, brincar e estudar, dizendo não ao trabalho infantil”, afirmou.

Para a procuradora do Trabalho Cláudia Soares, vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do MPT, a Corridinha para o Futuro é um projeto que visa à sensibilização e mobilização da sociedade, especialmente de comunidades mais carentes, acerca da necessidade de se combater o trabalho infantil. “Buscamos mostrar os seus malefícios, que podem gerar consequências irreversíveis por toda a vida”, complementou.

A procuradora lembra que durante a Corridinha, o MPT também levará um importante serviço à comunidade: o cadastramento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no “Projeto Contrate!”. O cadastro servirá para inclusão dos adolescentes em programas de aprendizagem profissional. “É mais uma forma de a Corridinha levar cidadania para a comunidade”, afirmou a procuradora Cláudia Soares.


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]