Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/08/2016 às 17h51

Geral

Justiça afasta prefeita de Rio Largo por suposta prática de improbidade

Maria Eliza Alves da Silva é acusada de realizar compras de remédios sem licitação, superfaturar contratos com bandas e praticar extorsão

A prefeita do município de Rio Largo, Maria Eliza Alves da Silva, foi afastada do cargo, nesta quarta-feira (24), por suposta prática de improbidade administrativa. A decisão do juiz Galdino José Amorim Vasconcellos também determina a posse, imediata, do presidente da Câmara de Vereadores e o bloqueio de bens da agente pública.

 “A ré é prefeita por causa da renúncia do ex-prefeito Toninho Lins, que responde a várias ações. Seria seu dever, diante da gravidade da situação em que se encontra a sociedade de Rio Largo, cansada de tantos malfeitos, atuar com transparência, preservar a moralidade pública e evitar atos que comprometessem a sua gestão. Nem a condenação em ação de improbidade [que ainda não transitou em julgado] foi suficiente para uma atuação irrepreensível, já sendo objeto de novo pedido de afastamento por parte do Ministério Público”, disse o magistrado.

 De acordo com os autos, a prefeita realizou compra de medicamentos com fatiamento para fugir da licitação, contratação emergencial com a empresa Eco Ambiental, em que existem fortes indícios de pedido de propina, e prática de extorsão feita pela gestora, seu filho e um secretário municipal, além de superfaturar os preços de bandas contratadas para festas em praça pública.

 “A acusação de prática de extorsão e pedido de propina é gravíssima e lastreada em provas que, em juízo sumário, apontam para a verossimilhança do quanto alegado. É o próprio empresário, supostamente vítima da atitude espúria, quem denuncia e apresenta indícios veementes da ocorrência do ato ímprobo. Rio Largo não pode mais conviver com essa prática que contamina, de uma gestão a outra, a crença na seriedade e legitimidade dos mandatos eletivos”, argumentou o juiz Galdino Vasconcellos.

 Para o magistrado, assim como nos afastamentos do ex-prefeito Antônio Lins, essa medida extrema tem como finalidade garantir a ordem e preservar o interesse público, impedindo a dilapidação do patrimônio público e que o mandato eletivo não seja utilizado para impedir ou atrapalhar as investigações em andamento.

 A decisão determina, ainda, multa de R$ 20.000,00, para quem tentar retardar ou criar obstáculos para o cumprimento da decisão. Caso o presidente da Câmara de Vereadores não possa assumir o cargo, assumirá o vice-presidente da Casa. A Ação Popular foi proposta pelo vereador do município, Cícero Severino Santana.


Fonte: Dicom TJ-AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]