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25/08/2016 às 09h30

Geral

Eixos Viários e mobilidade urbana viram pauta na imprensa alagoana

Secretário Executivo de Transporte e superintendente de Mobilidade, ressaltam a importância dos binários ao fluxo de trânsito na capital

Dia a dia do maceioense vai mudar em breve - Foto: Ascom/SMTT

As obras de mobilidade urbana, promovidas pelo Governo do Estado como a implantação dos eixos viários Cepa e Quartel, reestruturam a malha viária da capital. Visando esclarecer e informar a população quanto à execução e o funcionamento desses binários, a equipe técnica da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) está realizando uma série de entrevistas a imprensa local.

O secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenpório, esclareceu as dúvidas da população e da imprensa, em entrevista à Rádio Pajuçara FM, na tarde desta terça-feira (23).

“É uma obra que não é de grande valor financeiro, o orçamento não é nada estrondoso, mas é uma obra sonhada pela população maceioense, porque é de grande importância a todos”, ressaltou o secretário Alcides Tenório.

Questionado quanto ao número de desocupações que uma obra desse porte poderia gerar, o secretário explicou que o projeto foi idealizado integrando vias já existentes na malha viária da capital.

“O número de desapropriação não é alto. Maceió tem vias sem planejamento. O que nós estamos fazendo é criar uma conexão entre essas vias, integrando a malha viária da capital. No total serão apenas onze casas desapropriadas”, explicou o secretário.

Os eixos viários servirão como alternativa à Avenida Fernandes Lima, visando desafogar o trânsito nesta via e funcionarão em formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário.

Ao Jornal do Dia, na TV Ponta Verde, afiliada do SBT em Alagoas, a superintendente de transporte e mobilidade urbana da Setrand, Roberta Rosas, explica que a população poderá terá acesso as partes baixa e alta da cidade através dos dois eixos viários.

“Por se tratarem de binários – vias de mão dupla e sentidos contrários – os eixos irão permitir com que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade. Isso acaba por dinamizar o trânsito e desafogar a princial via de grande fluxo da capital, que é a Fernandes Lima”, explica.

“Na verdade, as pessoas tendem a ver a Avenida Fernandes Lima como um problema, quando na verdade é que ela é a única solução que temos. Os eixos servirão justamente para criação de novas alternativas”, ressaltou Roberta.

Trajeto

O Eixo Cepa possuirá nove quilômetros de extensão. O binário terá início no Ibama, no bairro da Gruta,  se estendo até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo a ladeiro do Teobaldo. Em seu trajeto, o eixo Cepa conecta as regiões Norte/Sul e Oeste da cidade. As obras acontecerão simultaneamente nos dois eixos e têm previsão de término dentro de seis meses.

Já o Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se uma nova alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da região Metropolitana de Maceió.



Fonte: Assessoria

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