Dólar com. 5.164
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/08/2016 às 11h31

Geral

Maceió reduz analfabetismo, revela pesquisa

Foto: Secom Maceió

Uma pesquisa realizada pelo International Policy Center for Inclusive Growth (IPC-IG), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), constatou que Maceió conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo da capital nos últimos anos.

De acordo com o estudo, no final de 2015, a incidência de pessoas que não sabiam ler e escrever na capital caiu para 8,3% da população jovem e adulta, contra 11,4% registrado em 2010, com isso, Maceió passou de cerca de 80 mil analfabetos em 2010, para 66 mil no último trimestre de 2015. Neste período, pelo menos 14 mil jovens a partir de 15 anos e adultos foram alfabetizados e deixaram a dura estatística da falta de letramento.

Com a redução, a capital passa a alcançar um índice de analfabetismo bem próximo da media nacional, que é de 7,8%. Situação bem diferente, quando comparada com a taxa de Alagoas, que continua a maior do País, com 20,8% da população em 2015.

O coordenador do estudo, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do IPC-IG, Rafael Ozório, atribui os números ao investimento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a alfabetização na infância. Segundo ele, anuladas as questões demográficas (como a morte de adultos iletrados e a migração de pessoas do interior para a capital), é possível verificar que a redução significativa do analfabetismo em Maceió deve-se a inclusão na educação pública municipal.

“Analisando os números da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar/IBGE), verifica-se que a população analfabeta em Maceió está menor e mais velha, o que indica ter havido sim maior efetivação da alfabetização de crianças e também uma política de alfabetização dos jovens e adultos até certa idade”, analisa Rafael Ozório.

Para o pesquisador, os dados consolidados no último trimestre de 2015 mostram que, em Maceió, a alfabetização no tempo adequado não é considerada mais um problema. “Maceió está conseguindo alfabetizar crianças. Um indicativo disso é a elevação do IDEB [Índice de Educação Básica], que saiu de 3,8 entre 2009 e 2011, para 4,1 em 2013”, ressaltou o pesquisador, destacando que o aumento da população analfabeta se dá por dois motivos: a entrada de novos jovens não alfabetizados e a migração demográfica das cidades do interior.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]