Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
28/01/2017 às 20h30

Geral

Determinação marca trajetória de novos feras da Uncisal

Alunos da rede pública estadual, Dayane, Janderson, Mylene, Maria Beatriz e Danielle já fizeram matrícula e começam a estudar nesta segunda-feira (30)

Cinco alunos da rede pública estadual que conseguiram êxito no vestibular d Uncisal e que iniciam nesta segunda-feira (30) uma nova fase da vida - Foto: Valdir Rocha

Se palavras pudessem definir a estudante Dayane Porto, estas palavras seriam perseverança e coragem. Com três períodos já concluídos no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, a jovem, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Álvaro Paes, de Coité do Noia, tomou uma decisão radical: trancar o curso e ficar um ano se preparando para ingressar ​em Medicina, um desejo de longa data. O sonho se tornou realidade a partir de quarta-feira (25), quando a garota fez a sua matrícula no curso de Medicina da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal). Ela é uma dentre os vários estudantes da rede estadual que conseguiram aprovação no vestibular da universidade, que divulgou a lista dos aprovados no dia 23.

Dayane foi a 14ª colocada entre os cotistas das escolas públicas, concorrendo com candidatos de todo o país. “Muitos de meus futuros colegas são d​o Rio Grande Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia e Minas Gerais. Fico muito feliz por ser uma alagoana, aluna de escola pública de Coité do Noia e ter conseguido esta vaga. E devo esta conquista ao apoio de minha família e da minha escola, que sempre me incentivou”, disse a garota.

Orgulhosa pelo feito da filha, a professora aposentada Maristela Porto conta que a conquista coroou um ano de muito sacrifício. “Ela deixou de ter vida social, vivia só para estudar. Cheguei a ficar preocupada com a sua saúde”, revela.  “Quando soube que ela havia sido aprovada, fiquei extasiada. Sempre foi o sonho dela”, diz.

Sempre juntos 

Também da Escola Estadual Álvaro Paes, os estudantes Janderson de Sousa, Mylene da Silva, Maria Beatriz Duarte comemoram a aprovação no curso de Fisioterapia da Uncisal. Inseparáveis desde a 1ª série do Ensino Médio, os três receberam a notícia da mesma amiga em Arapiraca e, agora, seguem juntos para uma nova vida em Maceió. “Todos ficamos muito emocionados quando soubemos da aprovação, choramos muito”, recorda Janderson.

Eles também são unânimes ao apontar o apoio da escola como fundamental em sua aprovação. “Terminamos o Ensino Médio em 2015, mas os professores nunca deixaram de nos motivar, faziam isso até quando nos encontrávamos por acaso nas ruas da cidade”, lembra Mylene. “Também foi muito importante o curso de redação que a 5ª Gerência Regional de Educação ofereceu para os alunos da rede estadual em Arapiraca”, complementa Beatriz.

Apoio 

Quem também encontrou apoio na sua escola e professores foi a estudante Danielle Maria da Silva, aprovada em Enfermagem. Aluna da Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió, ela participou de diversos projetos ofertados na unidade de ensino.

“A escola foi muito importante neste processo, pois tive muitos aulões preparatórios e professores excelentes”, destaca. Danielle, que também participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde também optou pelo curso de Enfermagem, dá a dica de como ter sucesso no acesso ao Ensino Superior. “É preciso se preparar e dar prioridade aos estudantes. Funcionou comigo e tenho certeza que também funcionará para quem fizer o Enem este ano”, orienta a garota, que cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual João Paulo II, na Chã da Jaqueira.

Aprovados 

A rede estadual também teve outros aprovados no vestibular da Uncisal na cota das escolas públicas. Dentre eles, estão Ana Maria de Almeida Silva, 8º lugar em Tecnologia de Alimentos e Eduardo Breno Farias dos Santos, 9º lugar em Análise de Sistemas, ambos da Escola Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela) e Livia Ferreira Feitosa, da Escola Geraldo Melo  (Maceió), 1º lugar em Terapia Ocupacional.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]